Categorias: Educação

Ministro diz que ainda não há data para aplicação do Enem

PUBLICIDADE

O ministro Fernando Haddad (Educação) disse nesta terça-feira que o Ministério da Educação ainda não decidiu a data para a aplicação do Enem (Ensino Nacional do Ensino Médio) aos alunos prejudicados por falhas nas provas no início do mês. Haddad disse que, antes de decidir a nova data, o governo vai analisar as 113 mil atas dos locais de aplicação das provas para ter a certeza de quantos alunos terão que repetir o exame.

Pelas estimativas do MEC, cerca de 0,1% dos alunos que compareceram ao Enem terão que refazer as provas. "Nós estamos trabalhando com aquele número, em torno de 0,1% dos estudantes que fizeram a prova. Não posso anunciar a data hoje porque dependo da Cesgranrio e do Cespe. Possivelmente [anuncio a data] esta semana ou na semana que vem. Só vamos fechar quando tivermos encerrado a leitura das atas", afirmou.

Haddad presta esclarecimentos hoje à Comissão de Educação do Senado sobre as falhas do Enem. O ministro disse que os alunos que forem refazer o exame não serão prejudicados porque a nova data das provas será negociada com os reitores de universidades de acordo com os calendários dos vestibulares –a exemplo do que ocorreu em 2009.

"No ano passado que tivemos que aplicar a prova para todo mundo, conseguimos acordar com todos os reitores uma data que não prejudicasse ninguém. Vamos fazer o mesmo esforço que fizemos no ano passado numa situação muito mais grave do que a atual."

Segundo o ministro, ainda não é possível apontar responsáveis pelas falhas na montagem do cadernos amarelo das provas do Enem uma vez que a sindicância interna do governo deve ser instalada esta semana para apurar os problemas.

"No ano passado, ninguém no Inep se furtou a prestar os esclarecimentos devidos. E sabemos hoje que não houve nenhuma participação de servidor do Inep nas ocorrências do ano passado. Antes de sacrificar um servidor, temos de dar a ele o direito de defesa, ele se explica, ele eventualmente pode até ser punido, mas de acordo com o devido processo legal em que a defesa é admitida."

CREDIBILIDADE

Apesar das falhas no Enem, Haddad disse acreditar na credibilidade do exame. "No ano passado, o número de adesões aumentou e o número de inscritos também. Ou nós entendemos o contexto que o Enem está sendo elaborado, no contexto de forte expansão da educação superior do país, ou não vamos compreender a essência do projeto.’

Ao falar para os senadores, Haddad criticou o modelo atual de vestibular adotado no país. "Qualquer erro humano ou qualquer causa natural que atrapalha o andamento do processo causa esse tipo de inquietação porque afeta muita gente. Ou vamos avançar na educação brasileira, e o vestibular é obstáculo importante na melhoria do ensino, ou vamos recuar permanecendo o único país do mundo que mantém esse sistema de avaliação.’

 

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tibério Limeira não crava apoio do PSB a Nilvan em Santa Rita, mas adianta: “Em breve faremos o anúncio oficial”

O presidente do PSB de João Pessoa e secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira,…

22 de maio de 2024

Jogou a toalha? Na contramão de outros pré-candidatos, Ricardo Barbosa abre mão de fazer pré-campanha em Cabedelo

À medida que as eleições se aproximam e os prazos se afunilam, a movimentação dos…

22 de maio de 2024

Internado desde o último sábado, Luciano Cartaxo recebe alta e já está em casa

A assessoria de imprensa do deputado estadual Luciano Cartaxo anunciou que o parlamentar recebeu alta…

22 de maio de 2024

“Acho legítimo”, diz Tovar sobre rejeição da federação partidária a nome de Romero para disputa pela PMCG

Apesar de apoiar o nome do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) para a disputa pela…

22 de maio de 2024

Líder dos bombeiros da PB enviados ao RS descreve cenário de destruição no estado gaúcho: “Maior catástrofe que já vi”

"Cena apocalíptica". Foi assim que o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Arthur Vieira, definiu o…

22 de maio de 2024

Programa Paraíba contra o Câncer inicia ações e oferta atendimento via teleoncologia para população

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta…

22 de maio de 2024