Categorias: Educação

MEC orienta universidades em greve a fazer matrícula do Sisu via internet

O Ministério da Educação (MEC) está orientando as universidades com problemas na matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por causa da greve dos servidores a fazer o procedimento via internet. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse na última segunda-feira (3) que, até o momento, não há necessidade de se prorrogar o prazo de matrículas, que termina dia 9 (segunda-feira).

Na semana passada, o comando de greve dos técnicos administrativos das universidades e institutos federais, em greve há quase um mês, decidiu orientar os funcionários a suspender as matrículas do Sisu. De acordo com o MEC, entretanto, os problemas foram pontuais e não houve interrupção do processo de inscrição no sistema seletivo.

O Sisu unifica a oferta de vagas em universidades públicas, permitindo que sejam disputadas pelos estudantes a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, 642 mil candidatos participaram da disputa de cerca de 30 mil vagas.

Oferecer a matrícula via internet para os estudantes aprovados foi a solução encontrada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Os candidatos devem acessar o site da instituição para ter acesso à ferramenta de matrícula online. A iniciativa permitiu dar andamento às matrículas do Sisu na instituição, suspensas na semana passada por servidores em greve.

O MEC não tem um levantamento de quais universidades estão oferecendo aos estudantes a opção de matrícula via internet, mas Mercadante disse que a alternativa permite “superar eventuais dificuldades que possam existir".

O uso da internet para manter o atendimento aos estudantes, apesar da greve, não significa desinteresse em negociar com os grevistas, segundo o ministro. “É evidente que o MEC tem todo o interesse que se encontre uma solução (para a greve) quanto mais breve melhor”, disse.

Além dos servidores, os professores das universidades federais também estão parados, mas iniciaram o movimento grevista desde maio. As duas categorias aguardam reunião com o Ministério do Planejamento para que sejam apresentadas propostas que atendam às reivindicações de cada uma delas.

A matrícula do Sisu para os aprovados em primeira chamada começou na última sexta-feira (29) e segue até 9 de julho. Após o fim do prazo, será convocada uma segunda chamada, marcada inicialmente para 13 de julho.

 

IG

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026