Categorias: Educação

Matrículas da Rede Municipal de Educação de CG começam no dia 05

PUBLICIDADE

 As matrículas dos alunos novatos da Rede Municipal de Educação serão efetivadas no período de 5 a 30 de janeiro, de acordo com o calendário letivo de 2015, por meio do sistema informatizado nas secretarias das escolas e creches com o acompanhamento do sistema online da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Estão sendo oferecidas oito mil vagas. Para tanto, escolas e creches devem respeitar a capacidade instalada até o preenchimento das vagas disponíveis em cada unidade escolar, mas, não poderão negar vagas sem justificar/comprovar o não atendimento para as turmas da Educação Infantil e o ciclo solicitado do Ensino Fundamental.

No ato da matrícula, os responsáveis ou os próprios educandos adultos, no caso da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), deverão apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou casamento; atestado ou Carteira de Vacinação atualizada; duas fotos 3×4; cópia do comprovante de Guarda ou Tutela (se for o caso); cópia do comprovante de residência; transferência ou declaração (válida por 30 dias) da escola de origem; Cartão do SUS; Cartão Bolsa Família; Número do NIS da criança (de 0 a 48 meses); CPF e identidade do aluno.

A falta de documentação não impedirá a matrícula, devendo a escola orientá-lo no sentido de obtê-la no prazo máximo de 30 dias para a consolidação do processo. Caso o aluno não possua documentação que comprove a escolaridade, a escola deverá fazer o encaminhamento junto à Inspetoria de Ensino – ITE, para obtenção de autorização a fim de avaliar o grau de desenvolvimento cognitivo do educando e matriculá-lo no ciclo adequado, conforme determina a legislação.

A documentação é indispensável para que possa constar o nome do aluno no Censo da Educação Básica, definindo-o como educando e cidadão de direitos garantidos à educação.A oferta de vagas na Rede Pública Municipal de Ensino ocorre nas unidades educacionais com a capacidade instalada, adequada para cada etapa e modalidade de ensino. Quaisquer excepcionalidades necessitam obrigatoriamente do encaminhamento formal de consulta à Secretaria de Educação, por parte do gestor responsável, que deverá aguardar a análise e orientação.

Creche e Pré-escola – A oferta e a expansão do atendimento às crianças de quatro meses a três anos completos ou a completar até 31/3/2015 para as creches e de quatro a cinco anos para a pré-escola estarão condicionadas à existência de vagas;

Ensino Fundamental – O Ensino Fundamental é direito de todos, com atendimento obrigatório a partir de seis anos completos ou a completar até o dia 31/3/2015, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria, conforme a legislação em vigor.

 

Codecom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no RS

Catástrofe Climática. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias no Rio Grande…

16 de maio de 2024

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS

Em meio a tragédia climática no Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol…

16 de maio de 2024

PM baleado após discussão sobre cachorro morre em Bayeux

O sargento da Polícia Militar Severino Matias, 45 anos, que recebeu um disparo de arma…

16 de maio de 2024

Paraíba registra aumento de 90% nas doações de órgãos neste ano

A Paraíba tem visto um crescimento significativo nas doações de órgãos para transplantes em 2024.…

16 de maio de 2024

Acusados de matar e concretar corpo de mulher em Pedras de Fogo vão a júri hoje

A justiça paraibana, deve colocar em júri popular nesta quinta-feira (16), os acusados de matar…

16 de maio de 2024

Dois homens são alvejados a tiros ao deixar quadra de esportes no bairro do Róger, em João Pessoa

Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada na noite de ontem (15), quando dois jovens…

16 de maio de 2024