Categorias: Educação

Mais de 80% dos estudantes recomendariam as Escolas Cidadãs Integrais da PB, diz pesquisa

PUBLICIDADE

O sistema de ensino aplicado nas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba está recebendo aprovação da maioria dos seus alunos. Pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), por meio da Comissão Executiva de Educação Integral, com estudantes destas unidades de ensino apontou que 84% deles recomendariam a experiência na escola Cidadã Integral para outros estudantes. Em parceria com o Instituto pela Corresponsabilidade da Educação (ICE), a pesquisa foi feita no mês dezembro de 2018 em 100 escolas de tempo integral, com 8.357 estudantes do ensino fundamental II e médio. 

A pesquisa foi realizada por meio de questionário online, com 79 perguntas respondidas individualmente. As perguntas visaram avaliar a satisfação dos estudantes em relação a oito temas principais das Escolas Cidadãs Integrais: ‘Corpo docente, Auto avaliação do estudante, Equipe escolar, Práticas pedagógicas da Escola Cidadã, Equipe gestora, Percepção do dia a dia na escola, Infraestrutura e Serviços e Curso técnico’. 

Os pontos mais bem avaliados são: professores, a qualidade do ensino, auto avaliação em relação ao interesse e postura e a importância da ECI para a vida dos estudantes. A maioria das escolas foi aprovada na visão dos alunos. 

O estudante Isaías Jácome, da Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, é grato pela implantação das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. “Esse modelo de escola vem mudando a vida de vários jovens, assim como mudou a minha. Hoje tenho meu Projeto de Vida, porque a Escola Cidadã nos leva a refletir sobre nossos sonhos. Além de professores capacitados para nos dar um ensino de qualidade. A minha meta é ser um jovem que lute pela a educação e lute por uma sociedade ainda melhor. Quando terminar os estudos, pretendo entrar na Universidade, me formar no curso de Direito para ser promotor. A Escola Cidadã Integral me ensinou que quando nós queremos algo, temos que ser perseverantes e lutar, pois assim conseguimos chegar até ele”, ressaltou. 

Diego Araújo, aluno da Escola Cidadã Integral Severino Cabral, em Campina Grande, contou que demorou para aceitar o novo modelo de ensino no início da implantação, mas que depois de alguns meses se surpreendeu com a mudança para melhor na vida acadêmica e pessoal.  “Depois de alguns meses, passei a gostar mais da escola. Já no segundo ano, passei a fazer o acolhimento, e definitivamente me apaixonei por tudo, a interação que temos com as outras escolas e alunos é sem dúvidas a melhor coisa que um aluno de Ensino Médio pode passar”, falou. 

A estudante Hannyeria Vitória Alvez, da Escola Estadual Cidadã Integral Compositor Luiz Ramalho, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, aprovou o novo modelo de ensino e levou seis amigos para estudar com ela na escola. “A Escola Cidadã para mim é um projeto maravilhoso que mudou muito minha vida, me deu oportunidades de ser acolhedora, de me tornar uma pessoa mais comunicativa, de poder montar o meu Projeto de Vida e realizar os meus sonhos. É um modelo que valoriza o aluno, tenho meus amigos e professores como parte da minha família”, falou.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024