Mais de 124 mil paraibanos devem fazer as provas do Enem neste domingo

PUBLICIDADE

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai acontecer neste domingo (5), em todo o Brasil. Ao todo, 124.519 paraibanos estão inscritas no Enem, sendo mais de 30 mil candidatos somente em João Pessoa.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, em 55 municípios paraibanos. No estado, são 374 locais de prova e 4.363 salas de aplicação.

Provas

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.

Veja abaixo os horários do fuso horário de Brasília, que abrange a maior parte dos estados brasileiros.

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Começo das provas: 13h30
Fim das provas no 1º dia: 19h
Fim das provas no 2º dia: 18h30

Para ajudar os estudantes a se preparar para a prova de redação, o Inep disponibiliza a Cartilha do Participante com informações sobre a Matriz de Referência da prova de redação. Além disso, a cartilha traz amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima – mil pontos – no Enem 2022.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi preso no Paraguai, nesta sexta-feira…

26 de dezembro de 2025

Série D 2026 inclui Treze, Sousa e Serra Branca entre os clubes confirmados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças importantes para a Série D do Campeonato…

26 de dezembro de 2025

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quinta-feira (25), a abertura de processo…

26 de dezembro de 2025

Zezinho Botafogo toma posse no mandato e CMJP passa a ter três vereadores do PSB

O ex-secretário de Esportes de João Pessoa, Zezinho Botafogo (PSB), tomou posse nesta sexta-feira (26)…

26 de dezembro de 2025

João Pessoa se destaca entre as capitais mais avançadas em saneamento básico no Brasil, aponta ranking ABES

João Pessoa aparece entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no saneamento básico, segundo o…

26 de dezembro de 2025

Retrospectiva da Câmara Federal 2025 destaca relatoria de Ruy em avanço histórico para a causa animal

A Câmara dos Deputados encerrou 2025 destacando um dos avanços mais relevantes do ano na…

26 de dezembro de 2025