A Paraíba o tempo todo  |

Livros publicados pela Editora da Universidade Estadual da PB são finalistas do Prêmio Jabuti

Mais uma vez a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é finalista do mais tradicional prêmio nacional do livro, o Prêmio Jabuti. As obras “Becquerel e a Descoberta da Radioatividade: Uma Análise Crítica”, do professor Roberto de Andrade Martins, e “Midiatização da Ciência: cenários, desafios, possibilidades”, do professor Antonio Fausto Neto, ambos publicados pela EDUEPB.

 Os livros concorrem nas categorias “Ciências Exatas, Tecnologia e Informática” e “Comunicação”. Eles disputam a premiação com outros nove títulos em cada uma das categorias.

A publicação sobre Becquerel e a Descoberta da Radioatividade fala sobre a história da Física e da Química. Ela faz uma análise sobre a descoberta dos Raios-X, sua divulgação, as escolhas dos compostos de urânio, os enganos experimentais e esclarece diversos pontos que até então não foram aprofundados pelos historiadores.

O autor, no prólogo do livro, relata que por mais importante que tenha sido o desenvolvimento dos estudos sobre radioatividade, no início do século XX, seu estudo histórico é mínimo.

 

“Os historiadores que abordam a Física do século XX se dedicam muito mais às ‘grandes teorias’: relatividade e mecânica quântica”. Assim, o livro, dividido em sete capítulos, se enquadra dentro da linha de pesquisas sobre a dinâmica interna da ciência e busca investigar os fatores sociais, religiosos e outros no desenvolvimento científico, conforme explica o professor Roberto Martins.

Já no livro sobre a midiatização da ciência as reflexões apresentadas resultam da investigação “Midiatização do discurso científico: contratos de leitura, cenários, processos e estratégias”, no qual o autor elegeu um “corpus” constituído de exemplares de revistas editadas por instituições científicas no Brasil e por editoras comerciais, cujas propostas se voltam para a comunicabilidade de eventos e de pesquisas científicas desenvolvidas por entidades especializadas.

 Os conteúdos do livro são contemplados através de quatro eixos temáticos, nos quais são analisados o papel da universidade e a midiatização do discurso científico; descreve-se as relações dos laboratórios científicos com os processos midiáticos; reúnem-se relatos sobre processos de midiatização do discurso científico e, por fim, analisa o trabalho enunciativo sobre a construção de uma realidade científica midiática.

A premiação

 O Prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Alguns escritores contemplados por ele foram Jorge Amado, Clarice Lispector e Chico Buarque, entre outros.

O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência. O Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de uma obra.

Em 2011, a UEPB foi vencedora da premiação com o livro “Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais”, dos professores e pesquisadores Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg.

Trata-se de uma coletânea de trabalhos que exploram aspectos da história da teoria quântica, desde sua criação aos desenvolvimentos ulteriores, incluindo a controvérsia sobre os seus fundamentos e sobre suas implicações filosóficas e culturais.

 A 55ª edição do Jabuti conta com 27 categorias, distribuídas em ficção e não-ficção, contemplando, cada uma, dez títulos.

Os finalistas foram selecionados de um universo de mais de dois mil livros e textos inscritos, que receberam notas dadas por três jurados de cada grupo. Agora, as notas são zeradas e os jurados irão avaliar o conjunto de obras escolhidas na primeira etapa, premiando as três mais bem cotadas em cada categoria.

Aquelas que ficarem em primeiro lugar nas suas categorias receberão R$ 3,5 mil e o troféu Jabuti. Os segundos e terceiros colocados levam apenas o troféu.

A cerimônia de entrega aos vencedores acontece no dia 13 de novembro, na Sala São Paulo.

 

 Redação com Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe