Categorias: Educação

Letras a mais no vestibular da UEPB

PUBLICIDADE

Letras a mais no vestibular

Comvest aumenta número de questões de Língua Portuguesa e Literatura para a seleção deste ano

Aos estudantes que gostam da Língua Portuguesa uma ótima notícia. A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) aumentou o número de questões da disciplina e de Literatura Brasileira que serão aplicadas no vestibular deste ano da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O número subiu de 25 para 35 questões. Agora, serão 20 questões relativas ao conteúdo de Língua Portuguesa e 15 para Literatura. O número de obras literárias adotadas para o vestibular deste ano permanece o mesmo. Quatro livros compõem a literatura obrigatória e, como de costume, uma das obras é reservada a produção de autores paraibanos.

Antologia Poética, de Carlos Drummond; Contos Negreiros, de Marcelino Freire; e Os Ratos, de Dionélio Machado compõem a lista de obras selecionadas juntamente com Marias, da areiense Janaina Azevedo, obra eleita como produção paraibana e que está sendo disponibilizada em versão digitalizada, no site da Comvest (comvest.uepb.edu.br). Conforme explicou o presidente da comissão, Ivan Barros Santos, essa foi a maneira encontrada para facilitar o acesso dos candidatos à obra. "Pedimos a autorização de Janaina Azevedo para que pudéssemos disponibilizar seu livro na versão digital. O livro foi lançado há 12 anos e hoje é difícil de ser encontrado. Por isso, os candidatos terão a oportunidade de ler o livro que pode ser baixado no site da Comvest", destacou Barros.

O presidente da comissão pontuou ainda a necessidade de inserir obras de autores locais como estímulo a produção e absorção do público. "A adoção de livros paraibanos no vestibular funciona como estímulo a leitura e ao descobrimento desses autores. Isso é uma prática comum no vestibular da UEPB e vem sendo bem recebido entre os candidatos. No critério de seleção das obras também destacamos autores mais contemporâneos do cenário nacional, com o intuito de trazer mais discussão a cerca desse tipo de literatura", comentou.

Janaina Azevedo é atual secretária de Cultura do município de Areia, mas por mais de 10 anos lecionou Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares. Marias foi seu primeiro livro, escrito ao longo de cinco anos. O livro de contos, em narrativas curtas, trata de questões relacionadas a condição feminina e discute liturgia e erotismo. Desde a sua publicação, em 1999, o livro encontra-se esgotado, mas pode ser encontrado em alguns sebos ao preço médio de R$ 9.

Vencedor

"Fiquei muito satisfeita com a escolha do meu livro para ser adotado em um exame como o vestibular. É uma forma dos paraibanos conhecerem os autores daqui. A abertura do mercado literário local ainda segue a passos lentos, mas iniciativas assim como a da UEPB valorizam e estimulam esses autores, onde também me incluo. Com o vestibular o livro é difundido. Estou muito feliz", disse a autora. O livro foi o vencedor da 4ª Edição do Prêmio Novos Autores Paraibanos, em 1999, na categoria Conto. Com a vitória do livro, a autora ganhou a publicação da sua obra pela Editora Universitária da UFPB.

Depois de "Marias", Janaina publicou o segundo livro de contos, intitulado Orquídia Dificulta (2002) e três anos mais tarde seu terceiro livro, Canções Para Dois Amores (2005), com diversos poemas. "Para este ano serão lançados dois novos livros. "O Livro de Otília" é uma novela. Já o outro, "Contos que a Vovó Conta" é voltado ao público infanto-juvenil".

A autora destaca a necessidade de trabalhar a literatura paraibana ainda no período escolar. "Nossa literatura é de excelente qualidade e cada vez mais surgem autores magníficos. A UEPB está de parabéns pela iniciativa, que não é de hoje, de incluir uma obra da terra em seu vestibular. As obras nacionais que foram selecionadas são maravilhosas e são referências em pesquisa para muitos literatos", disse. No livro Marias também se pode perceber um componente comum à contemporaneidade literária que é o intertexto, o diálogo com outros textos, de forma muito presente.

 

PB Agora

com DB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba terá Memorial Mestre Sivuca em 2026 com acervo de 10 mil peças no centro de João Pessoa

O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…

1 de janeiro de 2026

Veículo com restrição de furto é apreendido pela Polícia no Ernani Sátiro, em JP

Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…

1 de janeiro de 2026

Mega da Virada: apostador de JP dividirá prêmio de R$ 1,09 bilhão com outras cinco pessoas

Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…

1 de janeiro de 2026

Após repercussão, presidente da Câmara de Bayeux explica suspensão de concurso: “Instabilidade financeira”

Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…

1 de janeiro de 2026

Moraes nega novo pedido de prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…

1 de janeiro de 2026

Ganhador de João Pessoa da Mega da Virada pode ser de Mangabeira

O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…

1 de janeiro de 2026