Categorias: Educação

João confirma pagamento das progressões da UEPB e garante assinatura de acordo já nesta terça-feira

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (15), durante o programa Conversa com o Governador, que o impasse envolvendo a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está próximo de ser definitivamente encerrado. Segundo o chefe do Executivo estadual, o acordo negociado com servidores e professores será assinado nesta terça-feira (16), junto à Justiça, formalizando a solução para o débito referente às progressões funcionais.

João Azevêdo ressaltou que o diálogo com a universidade sempre foi mantido ao longo de sua gestão e relembrou que, ao assumir o governo, encontrou um decreto de 2016 que bloqueava as progressões funcionais dos servidores da UEPB. De acordo com ele, a atual gestão promoveu o desbloqueio dessas progressões e passou a repassar os recursos necessários para o pagamento, restando apenas um passivo anterior.

“Esse débito anterior foi alvo de uma ação dos servidores contra a UEPB. Mesmo não sendo uma dívida originada no governo que eu represento, o Estado assumiu a responsabilidade de ajudar na solução”, explicou o governador.

Segundo o que foi acordado, o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira será mantido, e o restante do valor será parcelado em 20 vezes. A expectativa é de que a primeira parcela já seja paga em janeiro.

O gestor afirmou que, após um longo processo de negociação, o acordo foi oficialmente fechado em reunião realizada nesta segunda-feira, no gabinete do governo, com a presença da reitora, representantes dos sindicatos, técnicos administrativos e professores. “Depois de muita negociação, nós fechamos um acordo, que amanhã será formalizado junto à Justiça para que a gente encerre definitivamente esse momento”, garantiu.

João Azevêdo destacou ainda seu respeito à Universidade Estadual da Paraíba e à autonomia da instituição. Professor de formação, ele reforçou a importância de tratar a educação como um sistema integrado, que envolve desde a alfabetização até o ensino superior. “Tenho o maior respeito pela nossa universidade e entendo que a educação precisa ser fortalecida em todas as etapas”, afirmou.

O governador também fez questão de reconhecer o papel das secretarias e da Procuradoria-Geral do Estado nas negociações, ressaltando que o diálogo permanente foi fundamental para chegar a um entendimento comum. Segundo ele, a expectativa é de que, com a formalização do acordo, a normalidade seja restabelecida na UEPB, preservando a autonomia universitária e garantindo segurança jurídica para todas as partes envolvidas.

A fala do governador sobre o tema começa a partir do minuto 23′.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Decisão foi tomada a várias mãos”, diz Felipe Leitão sobre 2026; anúncio será feito na próxima 2ª, em coletiva

Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

16 de dezembro de 2025

2026: Ministro confirma fala de Cida Ramos e garante que diretório nacional do PT respeitará decisão do partido na Paraíba

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…

16 de dezembro de 2025

Luciano Cartaxo defende que PT defina posição sobre as eleições estaduais até janeiro: “Entrar o ano com essa decisão”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…

16 de dezembro de 2025

Wilson Santiago sai em defesa de Hugo Motta e afirma que tensão no Congresso é ampliada pelo período pré-eleitoral

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…

16 de dezembro de 2025

Apesar de mirar prefeitura de Cabedelo, Ricardo Barbosa adota cautela para não perder bases em 2026

O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…

16 de dezembro de 2025

Filiado ao União, Bruno confirma apoio a Efraim ao Governo em 2026: “Não vejo razão pra tomar um caminho muito diferente”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…

16 de dezembro de 2025