Até o meio-dia deste domingo, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) contabilizava 607.705 candidatos inscritos. Os estudantes disputam 80.520 bolsas integrais e outras 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade, em instituições privadas de ensino superior. Ao todo, o governo oferecerá 123.170 bolsas. A expectativa é que o número de inscrições, que se encerram nesta terça-feira, ultrapasse os 822 mil alunos que pleitearam uma bolsa no primeiro semestre de 2010. ( Leia também: MEC divulga lista de aprovados no Sisu )
As bolsas serão distribuídas por cerca de 1.500 instituições de ensino superior de todo o país. Ainda no período de inscrição, o sistema do ProUni calcula e divulga as notas de corte de cada curso. Essas notas têm caráter apenas informativo, mas permitem que os alunos mudem de opção, se desejarem, e concorram a outro curso em que tenham mais chances de serem contemplados.
O Ministério da Educação fará duas chamadas de convocação dos pré-selecionados. A primeira é na próxima sexta-feira. Estão habilitados a se candidatar a uma bolsa os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. É obrigatório que tenham atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). Os candidatos não podem ter tirado zero na prova de redação.
Para quem disputa uma bolsa integral, as exigências são maiores. O estudante deve ainda comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por
O Globo








