A Paraíba o tempo todo  |

Hospital Universitário da UFCG ganhará núcleo de telemedicina na próxima semana

Hospital Universitário da UFCG ganhará núcleo de telemedicina na próxima semana

Hospital Universitário da UFCG ganhará núcleo de telemedicina na próxima semana

Unidade permitirá avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada e pré-diagnóstico à distância

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai ganhar no próxima dia 9, seu primeiro núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que promove a integração das atividades de telessaúde no país.A inauguração está marcada para as 13h30min.

Ao todo, 158 instituições em todo o país já são beneficiadas com equipamentos, conexão em banda larga e adequação de salas de videoconferência, distribuídas por todos os estados.

O núcleo de telesaúde da UFCG vai integrar o Hospital Universitário a outras unidades de saúde do país por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde, ou mesmo no pré-diagnóstico à distância.

Exemplo desta integração são os Grupos de Interesse Especial, nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas a distância. Em todo o país, já são 39 grupos.

Rute

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar unidades de telemedicina e telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área.

A Rute começou em janeiro de 2006, com 19 Hospitais Universitários (HUs); em 2007, esse número dobrou, incluindo todos os HUs das universidades federais e a implantação de núcleos em IFES ainda sem HUs; em 2008, mais 26 instituições de saúde se associaram através de um convênio da RNP com o Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde; em 2010, são mais 76 instituições, incluindo todos os hospitais públicos certificados de ensino e instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe