Categorias: Educação

Hoje é o último dia para pedir a correção do Enem; liminar para refazer provas foi derrubada

PUBLICIDADE

Justiça derrubou liminar que dava a todos os candidatos o direito de refazer a prova
 

 

O MEC (Ministério da Educação) prevê receber até as 23h59 desta sexta-feira (19) os pedidos de correção invertida do gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Peça aqui a correção invertida do Enem

A alteração é necessária para candidatos que se sentiram prejudicados devido ao erro de impressão no cabeçalho do cartão de respostas, no primeiro dia do Enem, em 6 de novembro – muitos alunos marcaram as respostas incorretamente.

Realizado em 6 e 7 de novembro, o Enem teve falhas no primeiro dia de aplicação – além da confusão com o cabeçalho, em que os termos "ciências humanas" e "ciências da natureza" foram trocados, foram distribuídos cadernos com questões repetidas e páginas em branco.

Os erros causaram confusão entre os vestibulandos. O MEC não divulga o balanço do número de alunos que já solicitaram o serviço de correção invertida, e diz apenas que não houve problemas no sistema e que ele tem capacidade para se adequar a uma eventual prorrogação de tempo.

MEC contra a Justiça do Ceará

O ministério conseguiu ontem derrubar a liminar emitida na última quarta-feira (17) pela juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara da Justiça Federal do Ceará. A decisão anterior garantia que todos os estudantes que se sentissem prejudicados pelo Enem pudessem pedir uma nova aplicação da prova. Já a determinação mais atual, do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), estabelece que só os estudantes que o ministério identificar como prejudicados é que poderão refazer o Enem.

O despacho do TRF-5 saiu na noite desta quinta-feira (18). O principal argumento do tribunal é que, se houvesse de fato a reaplicação do Enem para todos os candidatos, haveria atraso tanto no calendário do Enem quanto nas datas das universidades federais que incorporam o exame no processo seletivo. Em resposta à juíza, a AGU (Advocacia Geral da União) protocolou o recurso que derrubou a decisão liminar.

Um comunicado no portal do MEC na internet diz que a AGU considera que os alunos eventualmente prejudicados podem requerer a correção invertida através de requerimento disponível no site do Enem e que vai existir a possibilidade de uma nova prova para quem recebeu o caderno de questões amarelo com falhas de impressão.

Entenda os erros do Enem

Alguns erros e confusões marcaram o primeiro dia de aplicação do exame, em 6 de novembro. Primeiramente, o cabeçalho dos cartões de resposta do Enem veio invertido.

Em segundo lugar, 20 mil cadernos de prova do tipo amarelo foram impressos com folhas em branco e questões repetidas. Poucos foram distribuídos – inicialmente, o MEC havia afirmado que 2.000 estudantes haviam sido afetados, número que diminuiu para 200 após uma segunda verificação da pasta.

A maior parte dos problemas foi identificada na região Sul, segundo afirmou o ministro Fernando Haddad em audiência na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira. O Enem é aplicado em quatro versões diferentes divididas por cor – amarelo, branco, rosa e azul. Todas trazem as mesmas questões, mas em ordem diferente, para dificultar fraude e cola.
 

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

SES da PB promove amanhã “Dia D de Vacinação contra Influenza”

Assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comunicou que a pasta promove…

17 de maio de 2024

Presidente do PT diz que tendência é por nova pesquisa e decisão na capital pode ser novamente adiada

Em entrevista na noite de ontem (16), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

17 de maio de 2024

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Júri popular condena irmãos por feminicídio e ocultação de cadáver de jovem em Pedras de Fogo

Em decisão da justiça paraibana, por meio de júri popular, foram condenadora na noite de…

17 de maio de 2024

Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024