Grafiteiros iniciam pintura de muros para alertar população sobre os males do tabagismo
Onze grafiteiros fizeram na última sexta-feira, 30 de abril, a pintura do muro do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba com ilustrações que chamam a atenção para os males provocados pelo tabagismo. O trabalho faz parte do Festival de Grafitagem Saúde e Arte, realizado pela Gevisa (Gerência de Vigilância Sanitária) da Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual. Os outros cinco trabalhos selecionados serão pintados na próxima quarta e quinta-feira, no muro cedido pela STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos).
Depois da pintura das artes no muros, os trabalhos serão disponibilizados na internet para que, entre os dias 11 e 25 deste mês, a população possa fazer a escolha dos vencedores. A votação será feita através dos portais oficiais da Prefeitura Municipal de Campina Grande: www.pmcg.pb.gov.br, e da Agevisa: www.agevisa.pb.gov.br. No dia 27 de maio, os votos serão computados e no dia 31, quando é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, será entregue a premiação, máquinas fotográficas digitais e kits com material para os grafiteiros, aos artistas vencedores do Festival de Grafitagem.
O Festival de Grafitagem atraiu um grande número de participantes e os organizadores tiveram bastante trabalho para selecionar os melhores, disse a gerente da Vigilância Sanitária, Marisa Agra. Ela também agradeceu os apoios do chefe de Departamento de Comunicação Social, professor Orlando Ângelo, e do superintendente da STTP, Salomão Augusto, que cederam os espaços para que os grafiteiros pudessem expor as suas mensagens contra o tabagismo.
Marisa Agra também espera contar com o apoio da população para que os grafittis sejam preservados, pois se trata de uma campanha permanente que visa o combate ao tabagismo no município. Para ela, esse tipo de mensagem ação facilita a assimilação, principalmente dos jovens, por ser uma linguagem visual que faz parte do contexto juvenil, além de se tornar uma ação contínua de prevenção.








