Forte calor de 37º C atrapalha candidatos do Enem no Sertão da Paraíba

PUBLICIDADE

Termômetros com alta temperatura. Recorde de calor. Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (12), no Sertão da Paraíba, sofrerem com o forte calor. Como se não bastasse a tensão das provas, eles ainda tiveram que suportar a alta temperatura. Ao todo, 124.519 inscrições foram registradas na Paraíba.

Os estudantes que fizeram a prova de matemática e de ciências da natureza relataram que a temperatura, a mais alta de novembro, provocou desconcentração e até pressão baixa. Em Sousa, nem mesmo o ar-condicionado amenizou o calor de 37º C que atrapalhou candidatos ‘suando as mãos, fazendo a caneta escorregar’. Em outras cidades sertanejas muitos estudantes relataram a situação desconfortável devido a alta temperatura.

A previsão do tempo indicava uma temperatura máxima de 34º C para este domingo em Sousa, mas os termômetros chegaram a marcar 37º C. Além disso, a cidade está sob dois alertas de perigo de baixa umidade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Todos esses fatores contribuíram para prejudicar o desempenho do estudante na prova.

E como nada dava conta de reduzir o calor, muitos candidatos tiveram duas estratégias para tentar superar o nervosismo e a elevada temperatura, que foi beber água e usar o caderno de prova para se abanar.

Em muitas cidades do País, candidatos relataram perrengues sofridos durante o segundo dia de provas devido ao calor excessivo.
Em algumas cidades, os termômetros registram 38ºC na tarde com previsão de máximas de até 40ºC neste domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os ventiladores das salas não deram conta de amenizar o incômodo. Alguns relataram que as altas temperaturas atrapalharam a concentração.

O Calorão de 36ºC também foi mais um desafio que estudantes no 1º e 2º dia de Enem em Pernambuco.
Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, os termômetros marcavam 36ºC. Por isso, para fazer a prova, os alunos focaram bastante na hidratação. Nas mãos, não podia faltar a garrafinha de água mineral. Pernambuco teve 218 mil inscritos no exame.

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio registrou 32% de abstenção, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição de 2023. O índice se mantém praticamente estável em relação ao ano passado, quando 32,1% dos inscritos não compareceram nas provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Os resultados do Enem 2023 estão previstos para serem divulgados em 16 de janeiro de 2024. A partir dessa data, os candidatos poderão verificar suas notas na Página do Participante do Enem.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cinco homens acusados de roubar carro são presos com armas e munição no Litoral Norte paraibano

Na noite desse sábado (06), policiais militares do 17° BPM realizaram uma ação que resultou…

7 de dezembro de 2025

Prefeitura de Capim lamenta morte de secretário após acidente registrado na noite deste sábado

A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…

7 de dezembro de 2025

Paraíba é destaque na imprensa nacional e protagoniza capa de revista de bordo

A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…

7 de dezembro de 2025

Homem acusado de tráfico de drogas é preso em flagrante na cidade de Esperança

Na noite desse sábado (06), policiais militares do 2º Esquadrão do ROTAM prenderam um homem…

7 de dezembro de 2025

Homem é preso em flagrante com arma, drogas e moto roubada em João Pessoa

Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…

7 de dezembro de 2025

Mais de 900 candidatos realizam a 2ª fase do Concurso Nacional Unificado neste domingo na Paraíba

A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…

7 de dezembro de 2025