Estudantes de direito do campus da UFPB de Santa Rita reclamam de superlotação e solicitam ampliação dos ônibus Intercampi

PUBLICIDADE

“A nossa voz será ouvida”, diz coordenador do Centro Acadêmico

Em contato com o portal, estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no departamento sediado na cidade de Santa Rita, denunciam a superlotação no ônibus fornecido pela reitoria para o transporte dos estudantes entre João Pessoa e Santa Rita. Eles alegam que com o aumento de estudantes o microônibus fornecido pela reitoria não mais atende as necessidades e solicitam o aumento de mais unidades.

Para a estudante estudante do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba e coordenador geral do Centro Acadêmico Manoel Mattos, Phelipe Lino Braga, o curso vem sendo negligenciando pela reitoria da UFPB. “Venho aqui expressar minha profunda indignação diante da omissão da reitoria no que se refere ao transporte dos alunos através do ‘circular UFPB’, é inaceitável que diante de uma demanda de mais de 65 alunos por turno, isso inclui alunos de vários períodos junto a turma de ingressantes, que normalmente é sempre mais cheia, a reitoria se contente em disponibilizar um ônibus pequeno, com capacidade para apenas 40 pessoas”, disse o coordenador do curso.

Ainda segundo Philipe, essa atitude não só demonstra uma grave irresponsabilidade por parte da administração central, mas também um completo desrespeito aos estudantes que dependem desse transporte para frequentar suas aulas e exercer seu direito à educação. “Essa situação é insustentável e precisamos de soluções urgentes. Estamos dialogando com os conselhos superiores da UFPB na busca por uma resolução através do diálogo. Porém, a partir de hoje, a cobrança será diária e incessante para que a questão dos transportes seja resolvida de maneira adequada; NÓS, estudantes de Direito do curso de Santa Rita, não podemos aceitar que a precariedade continue sendo a regra, comprometendo a qualidade da nossa formação e colocando em risco a segurança e assiduidade dos alunos. A nossa voz será ouvida, e juntos, como uma só comunidade acadêmica, faremos com que a reitoria entenda que a educação não pode esperar. Vamos à luta!”, comentou.

Assim também pensa a estudante do curso Jeniffer que também integra o Centro Acadêmico. “Utilizo diariamente o circular disponibilizado pela UFPB, e assim como a imensa maioria dos alunos do nosso departamento, esta é nossa única forma de locomoção até a faculdade. No entanto, o transporte disponibilizado é limitado, pois a reitoria oferta apenas 1 (um) ônibus com 40 vagas, e a demanda dos estudantes ultrapassa esse número.Sendo assim, esta lamentável situação que passamos diariamente acaba impedindo alguns alunos de irem ao departamento assistir as aulas”, afirmou.

Veja o vídeo enviado pelos estudantes:

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Desculpa de perdedor”, dispara Wellington Roberto após acusações de Nilvan Ferreira sobre falta de apoio em 2022

O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…

12 de dezembro de 2025

Wilson Santiago confirma alinhamento para representante do Republicanos presidir próximos dois biênios da ALPB

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…

12 de dezembro de 2025

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025