A Paraíba o tempo todo  |

Estudantes da UFPB protestam contra suspensão do edital para projeto Aluno Apoiador

Alunos com deficiência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fizeram uma manifestação, na segunda-feira (6), em frente a Reitoria da instituição, após a suspensão do edital de seleção do projeto Aluno Apoiador 2018.1. Os estudantes alegaram que houve falta de informações e esclarecimentos por parte da coordenação para a suspensão do edital e reivindicaram melhores condições de acessibilidade dentro da instituição.

 

Em nota, emitida também na segunda-feira, o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) alegou que a suspensão se referia apenas ao resultado do edital 005-2018 e não a interrupção total do projeto. Após a manifestação, Margareth Diniz, reitora da Universidade, conversou com os alunos e convocou uma reunião, que ocorreu quarta- feira à tarde. Também participaram da reunião, o comitê de inclusão e alunos, para discutir sobre a suspensão do projeto.

 

Segundo o pró-reitor João Wandemberg, o edital foi suspenso devido ao não cumprimento de alguns critérios referente ao decreto 7.234/2010, sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que tem como objetivo ampliar as condições de permanência dos jovens na educação, incluindo o acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência.

 

O pró-reitor não soube informar uma data precisa para o lançamento do novo edital, mas declarou que o documento está sendo finalizado para ser enviado à Procuradoria Jurídica. O projeto Aluno Apoiador, coordenado pelo CIA, é vinculado ao Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência na UFPB e dá suporte às atividades dos alunos deficientes dentro e fora da sala de aula. Os apoiadores são estudantes (bolsistas) da própria universidade, do mesmo curso ou centro do aluno Deficiente, que auxilia na locomoção do estudante pela instituição e em atividades estudantis.

 

 

Redação

Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe