Categorias: Educação

Especialista dá dicas de como se sair bem na redação do Enem

PUBLICIDADE

 Este domingo é o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 (Enem). Os candidatos terão que responder 90 questões (sendo 45 de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos), além disso, fazer uma redação (um texto dissertativo- argumentativo) com um tema proposto, a partir de uma situação problema (cultural, social ou política) em 30 linhas. Essa disciplina, temida pela maioria dos estudantes, tem caráter eliminatório e devido a isso a dica é seguir as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e acentuação.

Nessa reta final, a orientação é verificar os assuntos em destaque nos sites e também fazer uma revisão gramatical. Para ter uma redação de excelência é importante que o aluno tenha treinado bastante durante o ano o exercício da prática de texto, segundo comentou a professora Silvia Abrahão. Ela orienta que o candidato deve evitar os elementos repetitivos, seguir uma coerência e clareza no desenvolvimento da redação. “No final ele tem que sugerir uma proposta de intervenção que seja objetiva, não pode ser utópica e irrealizável, tem que ser possível de ser realizada”, frisou.

Nessa fase final, outra dica é ler bastante, ficar atento aos assuntos em destaque nos sites, conforme informou a professora. No entanto, Silvia Abrahão lembra que possivelmente o tema deste ano esteja pronto desde maio. Ainda de acordo com a professora, o diferencial de uma redação é ser bem paragrafada, alinhada, coerente e que se siga as etapas do modelo dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. “Apesar de não ser obrigatório o título, ele agrega qualidade ao tema”, afirmou, comentando que não preferia destacar os possíveis temas do Exame porque evita expectativas.

“Tirando o tema sobre a mulher, os demais pegam os professores de surpresa como movimento migratório, religioso, publicidade infantil. É importante que o aluno se interesse por todos os temas – político, cultural e social – para se preparar bem”, disse, acrescentando que uma forma de se atualizar também é buscar em sites de jornais e revistas online e blogs de teóricos, pois a Filosofia e Sociologia são importante na prova.


Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024