Categorias: Educação

Esma: 1ª palestra do Quintas Legais em 2012

PUBLICIDADE

A Escola Superior da Magistratura (Esma) do Tribunal de Justiça da Paraíba retoma um dos seus projetos de maior repercussão na comunidade acadêmica-jurídica do Estado: o Quintas Legais. A primeira palestra de 2012 será no próximo dia 15, a partir as 18h, no auditório da Escola, no Bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. O professor convidado é o mestre Carlos Romero Lauria Paulo Neto. Ele vai falar sobre “Autonomia e Efetividade da Tutela Coletiva de Direitos.”

O diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, lembrou que o Quintas Legais foi criado ainda na administração do seu antecessor, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. “O Quintas Legais é um iniciativa já consolidada nas comarcas de João Pessoa e Campina Grande. Também foram realizadas palestras em Guarabira. Nossa proposta é de intensificar esse ciclo de aulas em mais municípios do interior”, comentou Saulo Banevides.

Segundo o professor convidado para a primeira aula do Quintas Legais deste ano, sua explanação partirá de uma análise das profundas transformações sofridas pelo Processo Civil brasileiro, caracterizando, de modo específico, o fenômeno da coletivização da tutela de direitos. “Serão estudados os elementos de identidade autonômica, mas também os de aproximação e convergência, entre os três grandes subsistemas do processo civil: processo individual, processo coletivo e processo objetivo”, adiantou Carlos Romero Lauria Paulo Neto, que autor do livro “A Decisão Constitucional Vinculante” (Editora Método, São Paulo).

A palestra também instigará ao debate em torno de teses polêmicas e dificuldades práticas relacionadas à implementação efetiva dos instrumentos de tutela coletiva de direitos, bem como encaminhará proposições para a sua otimização.

Perfil do professor – Carlos Romero Lauria Paulo Neto é mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (Portugal) e especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele também é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), professor de Direito Processual Civil do Unipê, promotor de Justiça, titular da 6ª Promotoria Criminal da Comarca da Capital e coordenador da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa do Ministério Público da Paraíba.

TJPB/Gecom 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025

Paraibana transforma ciência em negócio global e leva marca de estética a quatro continentes

Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…

31 de dezembro de 2025

João Azevêdo apresenta revista com ações e conquistas do governo em 2025

Evento acontece nesta segunda-feira no Espaço Cultural. O governador João Azevêdo apresenta, nesta segunda-feira (5),…

31 de dezembro de 2025

Coleta de lixo em Campina Grande será suspensa no feriado de 1º de janeiro

O serviço de coleta de lixo em Campina Grande será suspenso nesta quinta-feira (1º), por…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Os maiores desafios políticos para 2026

Acredito que os três maiores desafios políticos para o Brasil em 2026 são: 1) retomar…

31 de dezembro de 2025