Categorias: Educação

Escola do Legislativo reforça acervo e disponibiliza biblioteca em baille

PUBLICIDADE

 

 

A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa da Paraíba, vai dispor de todo acervo bibliográfico em braille editado pelo Senado Federal. A Escola já conta com vários títulos em braille e o acesso é aberto ao público. Em sua nova sede, a Escola do Legislativo contará com uma biblioteca e uma sala especial para leitura em braille.

 

A informação é da diretora da Escola, Maria Helena Toscano, na data em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Nos próximos dias também estará sendo entregue a nova rampa no prédio-sede do Poder Legislativo, que fica na praça João Pessoa.

 

A Escola do Legislativo também passa por reformas em sua nova sede, na avenida Pedro I, centro de João Pessoa, onde funcionava o educandário Sagrado Coração de Jesus, ao lado do Senac. A nova sede ainda será entregue oficialmente pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB).

 

De acordo Maria Helena, a biblioteca da Escola do Legislativo já possui diversos livros publicados em braille, entre eles, a Nova Reforma Ortográfica, o Velho Senado, o Novo Senado, Coletânea de Leis do Servidor Público e a Constituição Federal. A intenção, conforme destacou ela, é que no espaço da nova Escola, que será inaugurada no próximo ano, seja oferecida uma sala com leitura em braille. “Possibilitando assim o acesso aos deficientes visuais. Essa será a nossa conquista: olhar para aqueles pouco lembrados”, afirmou a diretora.

 

O deputado estadual Ricardo Marcelo afirmou que à frente da Mesa Diretora tem procurando implantar uma política de inclusão social, digital e garantir ao cidadão deficiente visual o acesso à informação, à leitura e à cultura, através da Escola do Legislativo. "Estamos conjugando todos esses esforços em uma mesma direção, num só espaço e com uma só diretriz, que é de respeito ao cidadão paraibano", disse.

 

A Escola do Legislativo se fez presente no 1º Salão do Livro da Paraíba, realizado na última semana de novembro em João Pessoa. A diretora da Escola participou na ocasião da entrega de coletâneas de livros publicados em braille a cinco entidades paraibanas que prestam serviços aos portadores de deficiência visual.

 

O convite para a solenidade de entrega das obras impressas pelo Senado Federal foi feito por Florían Madruga, diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado e presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL).

 

Na Escola do Legislativo da ALPB, com a bibliografia em braille, serão desenvolvidas atividades de formação e informação para pessoas portadoras de necessidades especiais. Paralelamente a essas atividades, a biblioteca manterá um acervo de obras em braille, a partir de doações de instituições.

 

Durante o Salão, o estande do Senado disponibilizou cerca de 230 títulos, entre eles obras sobre a Paraíba, como ‘História da Conquista da Paraíba e ’30 anos na Paraíba- Memórias Corógraficas e outras Memórias’. Os livros publicados pelo Senado Federal puderam ser comprados por preços a partir de 5 reais.

 

Dia internacional

 

Em 1992, no final da Década das Pessoas com Deficiência (1983-1992), a Assembleia Geral da ONU proclamou 3 de Dezembro Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (resolução 47/3). A década fora um período de tomada de consciência e de adopção de medidas para melhorar a situação das pessoas com deficiência e para promover a igualdade de oportunidades.

 

Posteriormente, a Assembleia Geral pediu aos estados membros que celebrassem todos os anos o Dia Internacional, tendo em vista favorecer a integração das pessoas com deficiência na sociedade (resolução 47/88).

 

 


 

Ascom ALPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024