Categorias: Educação

Envelhecimento acelerado muda o mapa das doenças no Brasil e ajuda a debater etarismo; afirma educadores

Aguardado com expectativa pelos os mais de 4,8 milhões de candidatos que enfrentaram o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o tema da redação este ano, muda o mapa das doenças no Brasil. O tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

O tema foi escolhido no ano em que o Brasil registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos na prova: 17.192 participantes, 191% a mais do que em 2022. Os estados com mais representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).

O tópico sobre envelhecimento tem semelhança com o que foi proposto no Enem 2009: “valorização do idoso”. Naquele ano, o vazamento da prova causou o cancelamento do exame às vésperas da realização.

O Brasil vive uma transição silenciosa e profunda: a de um país jovem que envelhece rápido demais.

Um estudo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) mostra que a população idosa dobrará em apenas 25 anos, um ritmo seis vezes mais veloz do que o registrado na França. Até 2031, haverá mais idosos do que crianças — um marco demográfico que desafia a estrutura social, econômica e sanitária do país.

O envelhecimento acelerado, que inspirou o tema da redação do Enem 2025 (“Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”), vem acompanhado de uma mudança preocupante no mapa das doenças: as enfermidades do envelhecimento – cardiovasculares, metabólicas e neurológicas – estão crescendo mais rápido do que a capacidade do sistema de saúde de lidar com elas.

O levantamento do IEPS, de 2023, revela que os idosos brasileiros vivem mais, mas acumulam múltiplas doenças crônicas, com destaque para hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, AVC e demências.

Essas condições já consomem boa parte dos recursos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), e a sobrecarga recai também sobre as famílias — especialmente as mulheres, que, segundo o estudo, se tornam cuidadoras e acabam afastadas do mercado de trabalho.

A doença de Alzheimer, que tem a idade como maior fator de risco, cresce na esteira do envelhecimento acelerado.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, ajuda a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade, segundo avaliam alguns professores.

Para a professora de redação Bárbara Soares, que atua em Brasília, o exame trouxe, mais uma vez, um tema relevante e atual, tendo em vista o envelhecimento da população e a necessidade de combate ao etarismo. 

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges, defendeu que o tema provoca debate sobre os desafios para o acesso ao trabalho digno, para acesso à previdência social e à saúde pública de qualidade. 

Com Agência Brasil

Foto: AdobeStock e Rafa Neddermeyer

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026