O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não acredita que a prova seja satisfatória para certificar a formação de alunos do ensino médio no Brasil. A informação é do Estado de S. Paulo, que teve acesso a documentos internos do órgão.
De acordo com o jornal, notas técnicas mostram que há “fragilidades pedagógicas” em usar o exame para a obtenção de diploma e que o Inep tem dificuldades na construção de uma prova que ao mesmo tempo certifique e selecione alunos para o ensino superior.
Procurado pelo Estado, o presidente do Inep, Francisco Soares, reconheceu que o tema é “controverso”, mas afirmou que a opção de certificar é “segura”. “Como temos muitos itens na prova, de dificuldades diferentes, podemos contemplar a certificação. Não podemos ter dois pesos e duas medidas sobre o que o concluinte deve saber", disse.
O formato atual do Enem começou a ser usado em 2009, quando passou a atuar como vestibular para universidades federais. Ao mesmo tempo, ele substituiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para o ensino médio e também virou processo de certificação.
Terra
O Botafogo-PB anunciou, na manhã deste domingo (1º), a demissão do técnico Bernardo Franco e…
Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…
O governador João Azevêdo prestigiou, na noite desse sábado (31), o Desfile Tramas Arretadas —…
Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…
Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC) desde o fim de 2025,…
Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na noite do último sábado…