Categorias: Educação

Enem de 2014 teve ao menos 1.519 eliminações

 O ministro da Educação, José Henrique Paim, informou neste domingo (9) que a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 1.519 eliminações, dentre os mais de 8,7 milhões de inscritos. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, nos dois dias de testes.

Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, Paim disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após atualização dos dados. "Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente", afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova.

Na entrevista, disse que a logística do teste mostrou um processo de consolidação neste ano. "Esse processo está consolidado e temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorarada", disse.

 

Neste ano, mais de 8,7 milhões pessoas se inscreveram no principal teste para ingresso no ensino superior público. Foi o número recorde de inscrições, desde a primeira edição do exame. O exame foi aplicado em 1.752 municípios, com 17.367 locais de provas e 242.948 salas.

 

No sábado (8), foram aplicadas provas de ciências humanas e ciências da natureza e neste domingo, as questões de matemática, e linguagens e códigos, além da redação.

 

O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (12).

Sábado teve 65 candidatos eliminados
Balanço divulgado ainda no sábado pelo Inep contabilizava 65 candidatos eliminados pelo uso de aparelhos eletrônicos. O MEC e seus parceiros institucionais monitoraram pelas redes sociais as postagens relacionadas ao Enem.

O uso de celular nas salas de prova é proibido. Na hora da prova, os candidatos foram instruídos a deixar os aparelhos eletrônicos em um envelope fornecido pelos fiscais, que é lacrado e deixado embaixo da carteira. Fora do envelope, o uso e posse do celular é condição para eliminação da prova, segundo o edital. No ano passado, 34 candidatos foram excluídos por terem postado fotos.

O MEC informou que mais de 17 mil detectores de metal foram usados no país para combater tentativas de fraude. O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou na sexta (7) que milhares de pessoas foram treinadas para usar o equipamento, com permissão para abordar candidatos a qualquer momento.

Ainda no sábado, o Inep informou que uma candidata morreu no local de provas, em Olinda, no Recife. A mulher de 31 anos faria o Enem e estava acompanhada do sobrinho e passou mal poucos minutos após entrar no Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico.

Muitos candidatos de estados do Brasil que não aderiram ao horário de verão acabaram fazendo confusão e chegando atrasados ao local de prova.

No Distrito Federal, duas candidatas pularam a grade de uma escola na Asa Sul, em Brasília, porque chegaram depois do fechamento dos portões. As duas meninas pularam a grade da escola com a ajuda de pessoas que estavam do lado de fora do colégio. Fiscais teriam tentado impedir que elas entrassem no colégio e fizessem as provas. O Ministério da Educação afirmou que as duas acabaram eliminadas.

 

G1

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026