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Enem 2026 vai avaliar qualidade do 3º ano e pode ser aplicado em outros países do Mercosul, diz ministro

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Após o final da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ontem, domingo (16/11), o ministro Camilo Santana apresentou novidades previstas para a prova já a partir de 2026.

Conforme anunciou o ministro, o Enem vai substitui o Sistema de Avaliação da Educação Básico (Saeb) para avaliar a conclusão da educação básica por meio da participação de alunos do 3º ano do ensino médio.

Além disso, a prova deve ser aplicada também em países do Mercosul, em Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. Um estudo ainda será apresentado para verificar a viabilidade.

De acordo com Camilo Santana, o objetivo da expansão do exame para os países vizinhos é abrir as portas das universidades brasileiras para alunos do Mercosul. A ideia é que a prova seja aplicada em português nas capitais da Argentina, Uruguai e Paraguai.

O ministro falou ainda que as obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foram retomadas e deve ser concluída em 2026, em sincronia com a expansão do Enem.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmou que a autarquia ainda estuda qual o melhor formato para aplicação do exame no Mercosul, com possibilidade de um aplicação digital. A perspectiva é que os estudos sejam concluídos até o final de março para que as informações de inscrição sejam divulgadas no edital do Enem ainda no primeiro semestre.

O ministro também apresentou um balanço provisório da aplicação do exame em 9 e 16 de novembro. Mais 4,8 milhões de candidatos inscritos e aproximadamente 70% de presença nos dois dias. Segundo o ministro, aproximadamente 1.700 candidatos foram eliminados.

A prova ocorreu sem intercorrências graves, que prejudicassem o exame. ·Mais de 585 mil pessoas estavam envolvidas no processo de aplicação da prova. A aplicação aconteceu em1.805 municípios brasileiros, mais de 12 mil locais de aplicação e mais de 165 mil salas de aplicação.

Como novidade desse ano, destaque para o uso de  detector de metal, aumento do numero de fiscais, e metodologia de testlets. Quase 100 mil pessoas se inscreveram para a finalidade de certificação do ensino médio.

A prova do segundo dia do Enem 2025 manteve o padrão dos últimos anos e foi classificada pelos professores como de nível médio de dificuldade (em alguns momentos, médio para difícil), de acordo com professores e coordenadores de cursinhos.

O segundo dia do Enem 2025 (com 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza) manteve o padrão observado na primeira etapa: uma prova equilibrada, com linguagem mais objetiva, mas que exigiu atenção na leitura de comandos e gráficos.

Segundo algum professores, o exame combinou temas recorrentes, contextualização com situações do cotidiano e alguns itens considerados mais exigentes, especialmente em Matemática e Física. Em Ciências da Natureza, ecologia e meio ambiente foram os eixos mais presentes.

O gabarito oficial do Enem 2025 deve ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o dia 1º de dezembro.

Redação

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