Categorias: Educação

Efraim volta a cobrar explicações do MEC sobre erros no Enem

PUBLICIDADE

Efraim volta a cobrar explicações do MEC sobre erros no Enem e dispara: “Crescimento econômico sem investir em educação, não é desenvolvimento”

O deputado federal reeleito, Efraim Filho (DEM-PB) volta a cobrar respostas do Ministério da Educação e Cultura sobre as irregularidades na execução do processo seletivo, Enem. Desta vez, o parlamentar utilizou a Rede Social, Twitter para postar sua opinião a respeito do assunto e criticou: “#Enem Crescimento econômico sem investimento em educação não é desenvolvimento real. É uma onda q vem, faz espuma, e passa”.

Para Efraim “A educação no Brasil deve ser tratada com mais seriedade, esse caso do ENEM é vergonhoso”.

Desde os primeiros instantes em que começaram a ser noticiadas informações sobre as irregularidades e erros de impressão do Exame Nacional de Ensino Médio nos cartões de resposta e nos cadernos de prova, que o parlamentar se posicionou para cobrar do MEC explicações e soluções que possam dar segurança aos jovens.

Relembrando

Houve problemas nas folhas de resposta e nos cadernos de prova. No sábado (6), as questões de 1 a 45 eram de ciências humanas e as de 46 a 90, de ciências naturais. Na folha de respostas, as primeiras 45 apareceram como sendo de naturais e, as últimas, como humanas.

O Inep, responsável pela prova, foi quem enviou as matrizes de impressão com erro para a gráfica – no caso, a RR Donnelley. É a partir dessas matrizes que é possível fazer cópias iguais em todos os cartões de resposta. Pelo edital, funcionários do órgão devem acompanhar e aprovar todas as etapas da impressão.

Cadernos amarelos: parte dos cadernos de prova amarelos do Enem continha questões faltantes e repetidas. A gráfica, em nota, admitiu que um dos lotes de provas saiu com erros.

De acordo com o MEC, foram detectadas provas com erros no Estado de Sergipe e em Curitiba. O órgão avalia reaplicar o exame para os alunos prejudicados.

No entanto, o presidente Lula defendeu nesta quarta-feira que sejam feitas novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), caso seja preciso. O governo preparou argumentos para convencer a Justiça de que parte dos alunos devem refazer os testes e também entrará com recurso no Tribunal Regional Federal para tentar garantir a validade do exame.

O presidente Lula, que está na África, falou sobre o caso:

— Nenhum jovem vai ficar sem cursar a universidade. Se for necessário fazer uma prova, faremos, se for necessário fazer duas, faremos, se for necessário fazer três, faremos, mas o Enem vai continuar sendo fortalecido. É isso — falou ao Jornal Nacional.

Para o Ministério da Educação (MEC), apenas os alunos que tiveram problemas com os erros de impressão nas provas amarelas devem refazer o teste, não sendo necessário aplicar uma nova prova para todos os estudantes.

Suspensão do exame

A Justiça do Ceará suspendeu na segunda-feira o Enem em todo o país. A Advocacia-Geral da União vai entregar nesta quinta-feira à juíza do estado argumentos técnicos para tentar provar que ninguém seria prejudicado.

A juíza Karla Maia disse que o despreparo dos fiscais na hora de orientar os estudantes foi pior do que a falha na impressão da prova, e também que impediu a divulgação do gabarito para evitar agitações.

 

Simone Duarte

PB Agora
 

 

Leia Também:

Efraim Filho cobra responsabilidade do MEC

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024