“No dia 16 de outubro o Instituto Federal da Paraíba(IFPB), em Santa Luzia, iniciará suas atividades como o mais novo campus da Rede Federal de Ensino. A assinatura da portaria de criação do campus vem coroar de êxito uma iniciativa, que surgiu no ano de 2014, com a criação do Centro de Referência do IFPB, em Santa Luzia." A declaração é do deputado Efraim Filho (Democratas/PB)

As atividades de educacionais se iniciaram em 2014, com a oferta de Cursos FIC ( Formação Inicial e Continuada) através do Pronatec, foram mais de 70 vagas, em diferentes eixos tecnológicos.

Atualmente, o Campus Santa Luzia oferta o curso de Operador de Computador, para os alunos da rede pública de ensino, e já com o olhar voltado para o futuro dará início ao curso técnico de informática, na modalidade subsequente, serão 40 alunos, que experimentaram de forma pioneira as fecundas ações educacionais da instituição.

É imperioso destacar os esforços políticos envidados, com total destaque ao deputado Efraim Filho (Democratas/PB), que com notória dedicação buscou todas as formas legais, para concretizar esse sonho. Tanto que assinou, hoje, a portaria ministerial autorizando o funcionamento do Campus, em cerimônia com o Ministro da Educação Mendonça Filho.

O IFPB campus Santa Luzia é uma realidade de fato, e de direito, a chancela recebida hoje lança as bases de fixação, em caráter definitivo.

Em 2018 também estarão abertas as matrículas para novos cursos voltados à área de Saúde. A pretensão é tornar o campus, uma referência em oferta de cursos no eixo tecnológico de Ambiente e Saúde.

A instituição vai atender, principalmente, estudantes do Vale do Sabugi e o investimento é de R$ 14 milhões.

Na avaliação de Efraim Filho “os cursos fazem parte de um trabalho de estruturação da educação e olham para o amanhã. O vale do sabugi irá se nutrir desse investimento que está sendo feito. Obras estruturantes mudam a cara da cidade e este campus é uma conquista de todos”.

Só com a construção da obra serão mais de 120 empregos diretos.

Ainda de acordo com o congressista as cidades se transformam com a instalação do IFPB. Isto mudará a cara da cidade de Santa Luzia.

Efraim Filho lembrou que o termo de compromisso para transformação do Centro de Referência em Educação do IFPB em Campus foi assinado em dezembro de 2016.

 

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (18), o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2020. Os estudantes selecionados para receber…

Dicas para quem não conseguiu vaga na universidade; confira

Não ser aprovado no vestibular é uma situação que pode desmotivar muitas pessoas na continuidade dos estudos. Sensações de frustração e desânimo podem acompanhar quem se dedicou intensamente, refez a…