A Paraíba o tempo todo  |

Docentes e servidores da UFPB fazem paralisação contra nomeação de reitor

Docentes e servidores da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB) fazem paralisação contra nomeação de reitor menos votado em consulta pública. O ato público vai ser realizado por professores, servidores e alunos, na tarde desta quarta-feira (18), na Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

Eles protestam contra a nomeação do candidato menos votado na consulta pública, Valdiney Veloso Gouveia, para reitor da instituição. A decisão da paralisação foi do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB) aprovada na última sexta-feira (13).

O professor Valdiney Veloso Gouveia foi nomeado reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), No dia 5 de novembro, pelo presidente Jair Bolsonaro (sempartido), para os próximos quatro anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O docente foi o último colocado na consulta online entre os professores, técnico-administrativos e alunos, com soma ponderada e normalizada de 106,496. Além disso, Valdiney não teve nenhum voto durante a formação da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni).

A Chapa 2, denominada “Inovação com inclusão”, de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, venceu a consulta online da universidade, com soma ponderada e normalizada de 964,518. A chapa também liderou a lista tríplice da Consuni, com 47 votos.

A nomeação de Valdiney Veloso foi vista como um desrespeito pela comunidade acadêmica e deu início a uma série de protestos. Estudantes chegaram a se acorrentar na UFCG como forma de protestar contra o ato do presidente Jair Bolsonário.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe