A Paraíba o tempo todo  |

Dar tarefas aos filhos ajuda a desenvolver responsabilidades

Criar os filhos não é uma tarefa fácil. Exige tempo e dedicação diária da parte dos pais. Mas qual seria a melhor forma de educação? Suprir todas as necessidades? Dar limites mais rígidos? Dar responsabilidades mesmo que ainda novos? De acordo com a psicopedagoga Francicleide Oliveira, cada faixa etária necessita de uma atenção especial e individual.

 

A profissional explica que é importante os pais não só darem limites, como também incentivar as crianças e adolescentes a adquirirem pequenas responsabilidades. “É necessário delimitar as atividades domésticas. A gente precisa levar em consideração a faixa etária, não podemos pedir que uma criança de sete anos lave a louça, mas ela pode arrumar seu quarto, arrumar os brinquedos, e forrar a sua cama”.

 

Segundo a psicopedagoga, essas atitudes ajudam as crianças a criar senso de responsabilidade, independência e organização, além do desenvolvimento social e psicomotor. “Hoje ela forra a cama com o lençol torto, amanhã a mãe mostra que aquela forma não está errada, mas as duas podem tentar ajustar o lençol, e cada vez mais a criança vai evoluindo”, disse.

 

Na tentativa de preparar a filha pré-adolescente para o futuro, o mecânico Fernando Nascimento não abre mão de estabelecer que Fernanda, de 11 anos, cumpra uma rotina de estudo e atividades em casa. “A gente vive em um mundo que as nossas crianças crescem muito rápido, visto isso, os pais precisam começar a preparar seus filhos pro mundo, que venhamos e convenhamos, anda muito difícil”, comentou.

 

Fernanda, apesar da pouca idade, acorda cedo, junto com seus pais, e tem a responsabilidade de arrumar seu quarto e varrer a casa. Às 9h, começa a segunda etapa da sua rotina: os estudos. Precisa terminar suas tarefas escolares às 11h, para começar a se arrumar e, então, ter início a terceira etapa, a escola. “A principal responsabilidade que ela tem em casa é estudar. A gente dimensiona os horários para que ela tenha as tarefas dela dentro de casa. Tenha hora para tudo”, comenta o pai.

 

Redação

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe