Criar os filhos não é uma tarefa fácil. Exige tempo e dedicação diária da parte dos pais. Mas qual seria a melhor forma de educação? Suprir todas as necessidades? Dar limites mais rígidos? Dar responsabilidades mesmo que ainda novos? De acordo com a psicopedagoga Francicleide Oliveira, cada faixa etária necessita de uma atenção especial e individual.

 

A profissional explica que é importante os pais não só darem limites, como também incentivar as crianças e adolescentes a adquirirem pequenas responsabilidades. “É necessário delimitar as atividades domésticas. A gente precisa levar em consideração a faixa etária, não podemos pedir que uma criança de sete anos lave a louça, mas ela pode arrumar seu quarto, arrumar os brinquedos, e forrar a sua cama”.

 

Segundo a psicopedagoga, essas atitudes ajudam as crianças a criar senso de responsabilidade, independência e organização, além do desenvolvimento social e psicomotor. “Hoje ela forra a cama com o lençol torto, amanhã a mãe mostra que aquela forma não está errada, mas as duas podem tentar ajustar o lençol, e cada vez mais a criança vai evoluindo”, disse.

 

Na tentativa de preparar a filha pré-adolescente para o futuro, o mecânico Fernando Nascimento não abre mão de estabelecer que Fernanda, de 11 anos, cumpra uma rotina de estudo e atividades em casa. “A gente vive em um mundo que as nossas crianças crescem muito rápido, visto isso, os pais precisam começar a preparar seus filhos pro mundo, que venhamos e convenhamos, anda muito difícil”, comentou.

 

Fernanda, apesar da pouca idade, acorda cedo, junto com seus pais, e tem a responsabilidade de arrumar seu quarto e varrer a casa. Às 9h, começa a segunda etapa da sua rotina: os estudos. Precisa terminar suas tarefas escolares às 11h, para começar a se arrumar e, então, ter início a terceira etapa, a escola. “A principal responsabilidade que ela tem em casa é estudar. A gente dimensiona os horários para que ela tenha as tarefas dela dentro de casa. Tenha hora para tudo”, comenta o pai.

 

Redação

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Governador publica edital com quase 200 vagas para contratar servidores

O Governo da Paraíba publicou um edital para contratação de 189 servidores temporários para atuação nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), em várias regiões do Estado. De…

Reitor confirma investigação de suposta ameaça de ataque a estudantes da UEPB

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor Rangel Júnior confirmou ao Blog do jornalista Márcio Rangel, nesse final de semana, a existência de uma investigação da Polícia Civil sobre…