Categorias: Educação

Curso de Medicina da UFPB alcança nota máxima do MEC

PUBLICIDADE

O curso de graduação em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acaba de alcançar o conceito 5, nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC).

É a primeira vez na história do curso, autorizado em 1951 e reconhecido pelo MEC em 1955, que essa nota é conquistada. A novidade foi anunciada logo após a visita técnica de comissões avaliadoras do MEC ao campus de João Pessoa, neste mês de julho.

O resultado foi celebrado pelo Centro de Ciências Médicas (CCM), em evento realizado na manhã desta quinta-feira (17).

No hall de entrada do CCM, uma multidão de alunos prestigiou a comemoração, que teve a presença da reitora Terezinha Domiciano, da vice-reitora Mônica Nóbrega e da pró-reitora de Graduação (PRG) Ana Cláudia Rodrigues, acompanhada da professora Uyguaciara Veloso, coordenadora acadêmica da PRG, e do professor Hildebrando Diógenes, coordenador de Regulação e Avaliação da Pró-Reitoria.

Os gestores foram recebidos no Centro de Ensino pelo diretor e pelo vice-diretor do CCM, professores Givaldo Medeiros e Eduardo Sérgio, respectivamente; e pelo coordenador e pela vice-coordenadora do curso de Medicina, professor Bernardino Neto e professora Maria Alenita de Oliveira.

Em comum, os gestores destacaram em suas falas no evento, a satisfação com a conquista, resultado do trabalho coletivo que envolveu diversos atores, e o desafio que é manter essa excelência alcançada.

Satisfação também estampada no rosto de estudantes como Maria Clara Ribeiro, aluna do 3º período de Medicina na instituição. Natural do Recife (PE), a aluna ingressou na UFPB para realizar o sonho de ser médica, numa altura em que o curso ainda tinha conceito 3 no MEC.

Maria Clara espera contribuir, enquanto discente, para que esse resultado seja mantido.

A qualidade alcançada é difícil de manter, principalmente em um contexto de diminuição do orçamento das universidades federais brasileiras.

A despeito do contexto desfavorável em termos de recursos, a reitora Terezinha Domiciano ressaltou o êxito da UFPB nas recentes avaliações dos cursos de graduação.

“Temos uma equipe hoje muito focada em excelentes resultados para a UFPB. Tanto que dos 18 cursos avaliados na nossa gestão, não tivemos nenhum curso de conceito 3. Nós tivemos 50% com conceito 5 e o restante com conceito 4”, disse a reitora Terezinha Domiciano, durante a celebração desta quinta-feira.

Após a visita técnica do MEC, em julho, a graduação foi avaliada com conceito contínuo de 4, 96 (no máximo de 5), e classificada com a nota final 5, um resultado que refletiu a qualidade dos laboratórios da UFPB utilizados no curso e do hospital-escola, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

“O que era possível ser feito para que a gente pudesse demonstrar para os avaliadores, que dentro de uma universidade pública, com cortes orçamentários, com os limites que nós temos, nós temos um excelente curso”, comentou a Pró-Reitora da PRG Ana Cláudia Rodrigues. Na última avaliação realizada pelas comissões do MEC, em 2018, o curso tinha recebido o conceito 3. A próxima avaliação do governo federal ocorrerá daqui a três anos.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Obra de R$ 5 milhões busca conter avanço do mar em Baía da Traição

A obra avaliada em R$ 5 milhões com o objetivo de conter o avanço do…

3 de janeiro de 2026

Foragido da justiça morre em confronto com a polícia em Catolé do Rocha

Um homem foragido da justiça morreu após confronto com a Polícia Militar nessa sexta-feira (02),…

3 de janeiro de 2026

Todas as praias da Paraíba estão próprias para banho neste fim de semana, aponta Sudema

O relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) nessa sexta-feira (02) trouxe…

3 de janeiro de 2026

NESTE SÁBADO: Forró Verão chega à sua 3ª edição e deve atrair mais de 1,5 milhão de pessoas em nova temporada

Chegando à sua terceira edição, o Forró Verão já pode ser considerado o maior festival…

3 de janeiro de 2026

Primeiro Sabadinho Bom de 2026 apresenta Clube do Choro da Paraíba

O primeiro Sabadinho Bom de 2026 será com o Clube do Choro da Paraíba, que…

3 de janeiro de 2026

Inscrições para o programa Bolsa Esporte começam no dia 13 de janeiro

As inscrições para o programa Bolsa Esporte 2026 ocorrem no período de 13 a 31 deste…

3 de janeiro de 2026