A Paraíba o tempo todo  |

Consepe aprova adesão da UEPB ao SiSU 2022.2 e Instituição oferta 3.023 vagas para cursos de Graduação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou por unanimidade, em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (12), o Termo de Adesão da Instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente ao semestre 2022/2. Ao todo, a UEPB vai ofertar no semestre 2022.2, 3.023 vagas para todos os cursos de Graduação existentes nos oito câmpus da Instituição.

A reunião, presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, foi transmitida ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, foi iniciada pela manhã, interrompida para o almoço, e retomada no período da tarde. O Termo de Adesão da Instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), relatado pelo professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação, e apresentado pela pró-reitora adjunta, a professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, leva em conta que o SiSU usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso nos cursos de graduação.

A Resolução homologada pelo Consepe estabelece o quantitativo de vagas por cursos, pesos e notas mínimas, para ingresso nos cursos de Graduação da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado quanto nos cursos de Licenciatura, e considera também a Lei nº 12.122 de 09 de Novembro de 2021, que estabelece a bonificação de 10% nas notas do Enem para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas da Paraíba.

A Resolução também estabelece a política de reserva de vagas no âmbito dos cursos da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado como de Licenciaturas, para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, pessoas oriundas de escolas públicas e pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudaram em escolas privadas com bolsa de estudo integral, conforme definição do Consepe.

Para ingresso em todos os cursos da UEPB ficou estabelecido a quantidade de 400 pontos como a nota mínima obtida no Enem. Eventuais vagas remanescentes ou adicionais serão preenchidas por seleção própria, com critérios definidos em edital publicado pela PROGRAD. O documento aprovado considera que os dados contidos no Termo de Adesão representam a configuração contida nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs, com eventuais alterações, definidas para cada semestre, em conformidade com proposição dos Núcleo Docente Estruturantes (NDEs).

A reitora Célia Regina lembrou que a adesão ao SiSU é um procedimento que a Universidade faz com frequência, e que foi incluído na pauta do Consepe desta quinta (12) como forma de evitar que a Reitoria fizesse uma resolução em ad referendum. O Consepe também aprovou a proposta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), que regulamenta o estágio de Pós-Doutorado na UEPB. A proposta foi aprovada após amplo debate em torno do parecer do relator, o conselheiro José Etham de Lucena Barbosa e da Conselheira Maria do Socorro Moura Montenegro, que havia solicitado um pedido de vistas.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe