Por pbagora.com.br

Os benefícios da leitura são diversos. Do lazer ao aprendizado, a prática contribui para o bom funcionamento do cérebro, ajuda a estimular a criatividade, amplia o  vocabulário e também melhora a escrita. Através dos livros, sentimentos atípicos que foram ocasionados por conta da pandemia do novo coronavírus podem encontrar
alento.

Mas, devido a fatores como questões financeiras, nem todo mundo tem acesso fácil aos livros. Na internet, no entanto, é possível encontrar um rico material gratuito para a leitura, como as bibliotecas virtuais. Além de oferecerem economia de tempo, tendo em vista que o leitor não precisa se deslocar até ela, como nas bibliotecas físicas, as virtuais também proporcionam a facilidade de transportar vários livros ao mesmo tempo para qualquer lugar, através de tablets, smartphones e Kindle.

Confira abaixo algumas opções de sites que disponibilizam livros online e gratuitos:
Biblioteca Digital de Obras Raras: a página da Biblioteca Digital de Obras Raras é idealizada pela Universidade de São Paulo (USP) e oferece mais de 30 obras raras completas em diversos idiomas, direcionadas à pesquisadores.

Domínio Público: a plataforma tem como objetivo principal promover o amplo acesso livre e gratuito às obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

Open Library: a Open Library é uma biblioteca virtual que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo e disponibilizá-los para download. Já são mais de um milhão de títulos disponíveis, em diversos idiomas.

Storyline Online: esta iniciativa oferece diversos livros infantis em inglês, como clássicos da literatura dos Estados Unidos, narrados por vozes famosas, como a da apresentadora Oprah Winfrey, por exemplo. O acesso é por ferramenta de vídeo e oferece a possibilidade de incluir legendas em português. Para ter acesso, basta clicar aqui.

Google Livros: o Google Livros é a biblioteca digital que procura textos completos de livros escaneados, convertidos através do reconhecimento ótico de caracteres e armazenados pela Google em seu banco de dados digital.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29) o edital do processo de inscrição para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre…

Cabedelo libera volta às aulas presenciais em instituições privadas

Mesmo com a Paraíba ainda enfrentando uma batalha para conter o avanço da Covid-19, a Prefeitura de Cabedelo autorizou o retorno de aulas presenciais em instituições privadas de ensino superior…