Categorias: Educação

CONCURSO: Senado aprova criação de 77 mil vagas até 2014 em instituições federais

PUBLICIDADE

O plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei 36/2012, que cria 77.178 vagas — sendo 71.589 efetivas e 5.589 comissionadas e em funções gratificadas — nas instituições federais de ensino, como universidades e escolas técnicas. O texto, de autoria do Poder Executivo, já havia passado pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação, Cultura e Esporte da Casa. As vagas devem ser preenchidas até 2014. O projeto será enviado à sanção da presidente Dilma Rousseff.

São 19.569 postos de professor de ensino superior, 24.306 de professor de ensino básico, técnico e tecnológico e 27.714 de cargos técnicos administrativos, além de 1.608 vagas de direção e 3.981 funções gratificadas.

O relator da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senador Roberto Requião (PMDB-PR), afirmou, em seu voto, que a ampliação do quadro de pessoal das instituições federais de ensino é uma das “mais expressivas” já feitas no setor.

Ainda de acordo com o senador do PMDB, a medida vai imprimir eficácia a dois programas do governo federal: o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

 

Extraonline

Últimas notícias

CBTU suspende circulação de trens em JP após chuvas acumularem água e lixo nos trilhos

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) suspendeu, no fim da manhã desta quarta-feira (1º),…

1 de abril de 2026

João Azevêdo pausa na Semana Santa após deixar governo, mas antecipa: “Depois é rua e estrada para os 223 municípios”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou, nesta quarta-feira (1º), que fará uma breve pausa…

1 de abril de 2026

Líder do governo critica debandada de aliados para a oposição e garante que fica no PSB: “Decisão incondicional e inegociável”

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Chico Mendes (PSB), falou nesta…

1 de abril de 2026

Tibério demonstra confiança no PSB, enquanto Tanilson condiciona permanência à segurança eleitoral

O pré-candidato a deputado estadual Tibério Limeira demonstrou confiança na formação da nominata do PSB…

1 de abril de 2026

Mais de 80% dos estados, incluindo PB, aderem a subsídio a diesel importado

Mais de 80% dos estados brasileiros indicaram adesão à proposta de subsídio ao diesel importado…

1 de abril de 2026

André Gadelha não vê possibilidade de Cícero desistir de disputar o Governo do Estado

O deputado estadual e pré-candidato ao Senado pelo MDB, André Gadelha, descartou nesta terça-feira (31)…

1 de abril de 2026