A Paraíba o tempo todo  |

Começam comemorações dos 50 anos da UEPB

 Começaram oficialmente as comemorações do Ano do Jubileu de Ouro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que neste dia 15 de março está completando 50 anos de fundação. Para marcar a data e eternizar as principais conquistas da Instituição nessas cinco décadas, foram criados pela Empresa Brasileira Correios e Telégrafos (ETC), um Selo e um Carimbo Personalizados alusivos ao Jubileu de Ouro da Universidade. O lançamento das duas “estampas” aconteceu em prestigiada assembleia solene realizada no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó.

Presidida pelo reitor Rangel Júnior, a solenidade contou com a presença do diretor regional dos Correios e Telégrafos na Paraíba, José Pereira da Costa Filho; pró-reitores; diretores de Centros; estudantes; técnicos administrativos; políticos; entre outros. O evento começou com a exibição do vídeo “UEPB em minutos”, produzido pela equipe da Coordenadoria de Comunicação da Instituição. Os números apresentados traduziram a grandiosidade da Universidade, nascida em Campina Grande sob signo do desenvolvimento, mas que logo se espalhou por toda a Paraíba, tornando-se patrimônio do Estado.

Solenemente, o diretor dos Correios, José Pereira da Costa, fez a entrega do Selo Comemorativo dos 50 anos ao reitor Rangel Junior que, logo após, fez a primeira obliteração do Selo, seguido das obliterações feitas pelo acadêmico Johnny William Pereira, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE); o técnico Alberto Lima de Oiveira, representante do SINTESPUEPB; a professora Cheyanne Ribeiro, do Câmpus de Catolé do Rocha; e o professor Orlando Ângelo, conselheiro mais antigo da UEPB.

A marca criada e lançada pelos Correiros vai circular em todo o Brasil por um período de 30 dias. O selo exalta o contexto histórico educacional da UEPB e a sua pluralidade exercida no desenvolvimento da Paraíba.

Reitor do ano do Jubileu, Rangel Junior disse que não poderia deixar de celebrar a data e ressaltou que a UEPB tem atravessado meio século de existência como uma instituição importante e indispensável para o povo da Paraíba. Ele enfatizou que a história do desenvolvimento da Paraíba, da educação, e mais recente do desenvolvimento da pesquisa e da ciência, passam pela UEPB. “Isso é um patrimônio de todo o povo e o nosso grande desafio é permitir que esse patrimônio continue sendo preservado, se fortalecendo e se inserido cada vez mais na vida do povo”, afirmou.

Ainda falando sobre desafios e olhando para o futuro, o reitor disse que a missão da UEPB nos próximos anos é continuar se fortalecendo e buscando soluções para os problemas mais imediatos que o povo sofre, mantendo assim os ideias dos “piorneiros”. Para ele, a UEPB precisa estar cada vez mais presente na vida das pessoas e nos mais longínquos lugares do Estado, com formulação de políticas públicas de saúde, de educação, cultura e outras áreas.

Em relação as dificuldades enfrentadas, ele ressaltou que cada crise é circunstância de cada momento histórico e de cada conjuntura, sem haver como fugir delas. Rangel ressaltou que compete ao gestor criar no presente mecanismos que protejam e fortaleçam a Universidade, ajudando-a a superar as crises o mais rápido possível. Ele também fez questão de prestar homenagem a ilustres pessoas que contribuíram para a UEPB, a exemplo dos professores Edvaldo do Ó, Itan Pereira, Antônio Vital do Rêgo, Guilherme Cruz, entre outros.

 

Durante a solenidade, o Diretor Regional dos Correios e Telégrafos na Paraíba, José Pereira da Costa Filho, também fez questão de parabenizar a UEPB pelos inúmeros serviços em favor da Paraíba. Ele disse que os Correios resolveram criar um selo comemorativo como forma de reconhecer e enaltecer a Instituição que ao longo de meio século tem contribuído para o desenvolvimento do Estado. “Essa Universidade tem prestado grande serviço ao povo da Paraíba e está de parabéns. Esse selo é o reconhecimento dos Correios à UEPB. Esse é um selo que tem grande significado para a história da Universidade e vai circular em todo o Brasil”, frisou.

 

Um dos professores mais antigos da Instituição em atividade, Rômulo Azevedo considerou emblemático este 15 de março de 2016. Ele disse que considera a UEPB um fenômeno, desde a sua criação até os dias de hoje. Voltando no tempo e na história, ele lembrou que a Universidade foi criada no interior da Paraíba e avançou, tornando-se patrimônio do Estado. Rômulo citou alguns dos momentos inesquecíveis da Universidade, a exemplo Estadualização em 1987, o Reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) em 1996, e a conquista da Autonomia Financeira em 2004.

 

A Universidade Estadual da Paraíba nasceu como Universidade Regional do Nordeste (URNe), criada por uma lei municipal em março de 1966, mas somente sete anos depois, em 1973, é que a URNe obteve autorização do Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução nº17/73, para seu funcionamento. Hoje, meio século após o seu nascedouro, ela está presente, além de Campina Grande, em Lagoa Seca, João Pessoa, Guarabira, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha e Araruna.

Ao final da cerimônia de lançamento do Selo Comemorativo, houve a apresentação do novo layout do portal da Universidade, desenvolvido pela equipe de webdesigners da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e gerenciado pela Coordenadoria de Comunicação (CODECOM). 

 

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464