A Paraíba o tempo todo  |

Começa período para instituições inscreverem alunos no Enade

Começam nesta segunda-feira, 18 de julho, as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O prazo de inscrições termina no dia 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o país.

As inscrições são de responsabilidade das instituições de ensino públicas e particulares cujos cursos serão avaliados nesta edição do exame. Pelas previsões do Ministério da Educação (MEC), 1,2 milhão de estudantes devem se inscrever este ano e cerca de 400 mil farão o Enade. Podem se candidatar alunos ingressantes e concluintes de cursos de educação superior.

O exame terá duração de quatro horas, com questões do componente de formação geral – comum a todos os cursos – e um componente específico de cada graduação. O componente geral terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, que abordarão estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas.

Entre os temas que devem ser abordados na prova geral estão: arte e cultura; avanços tecnológicos; ciência, tecnologia e inovação; democracia, ética e cidadania; ecologia e biodiversidade; globalização e geopolítica; políticas públicas; relações de trabalho; responsabilidade social, multiculturalismo, tolerância, inclusão e relações de gênero; tecnologias de informação e comunicação; vida urbana e rural; e violência.

O Inep também divulgou os temas específicos dos cursos tecnológicos que serão avaliados este ano. As áreas são de: Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Fabricação Mecânica, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental. Os conteúdos dos cursos tecnológicos podem ser conferidos aqui.

Segundo o Inep, os temas específicos dos cursos de graduação serão divulgados posteriormente. Neste ano, fazem a prova alunos dos cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música.

 

Terra com informações da Agência Brasil

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe