Categorias: Educação

Sisu 2026 abre 21,9 mil vagas para estudantes em universidades da Paraíba

PUBLICIDADE

O estado da Paraíba contará com a oferta de 21,9 mil vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Dessas, 12.690 são disponibilizadas em universidades federais, 3.380 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e 5.918 vagas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

No total, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 274 mil vagas em todo o Brasil. A edição é considerada a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade. 

Instituto Federal – Entre as vagas ofertadas pelo IFPB, os cursos com mais oportunidades são letras – língua portuguesa; redes de computadores; engenharia elétrica; matemática; e administração. 

Universidades – A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a instituição que oferece o maior número de vagas no estado, com 8.005 oportunidades. Entre os cursos com mais vagas estão: medicina, psicologia e agronomia. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem 4.685 vagas no sistema, com os cursos de engenharia elétrica, ciência da computação, engenharia civil e medicina veterinária liderando o ranking de vagas. Entre as vagas ofertadas pela UEPB, os cursos com mais oportunidades são educação física e arquivologia, com 92 vagas cada. 

Brasil – Em todo o Brasil, a universidade com o maior número de vagas ofertadas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas. Em seguida está a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931; a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 8.005; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 7.477 vagas. 

Entre os cursos, pedagogia é o que conta com o maior número de oferta de vagas, com 10.145 em todo o país. Em seguida estão administração (9.462), matemática (9.332) e ciências biológicas (8.972).  

    Inscrições – As inscrições para o Sisu 2026 serão abertas no período de 19 a 23 de janeiro e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso.   

    Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital.  

    Sisu – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais.  

    MEC

    PUBLICIDADE

    Últimas notícias

    Tokenização de ativos ambientais e serviços de ecossistemas

    Tokenização do capital natural. Soa estranho não? Mas acredite, há todo um novo mercado a…

    19 de janeiro de 2026

    Botafogo-PB confirma estreia no Almeidão contra o Sousa após polêmica sobre gramado

    O empresário Fillipe Félix, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo-PB, confirmou nesta…

    19 de janeiro de 2026

    Efraim revela que definição para a vaga de vice deve ficar entre Juliana Cunha Lima e Sérgio Queiroz

    O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), revelou nesta segunda-feira…

    19 de janeiro de 2026

    Com saneamento líder no Nordeste, Cagepa destaca eficiência da rede e aponta responsabilidade da PMCG na drenagem urbana

    A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) divulgou nota nesta segunda-feira (19), em…

    19 de janeiro de 2026

    Bruno Cunha Lima responsabiliza Cagepa pela morte de peixes no Açude Velho

    O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), responsabilizou a Companhia de Água…

    19 de janeiro de 2026

    Cícero Lucena anuncia aumento de mais de 8% para guardas civis metropolitanos de João Pessoa

    O prefeito Cícero Lucena anunciou, no fim da manhã desta segunda-feira (19), o aumento de…

    19 de janeiro de 2026

    Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

    Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464