Categorias: Educação

Cidades da PB na luta contra a evasão escolar; secretário destaca que Paraíba reduziu índice em 82,2% desde 2014

PUBLICIDADE

Na Paraíba, entre 2016 e 2019, nos municípios certificados com o Selo Unicef, houve redução de 11,5% no percentual de estudantes matriculados na fase final do Ensino Fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar. Se levarmos em conta a evasão escolar na rede pública estadual na Paraíba desde 2014 esse índice aponta uma redução de 82,2% (dados do Inep).

No ano em que as escolas implementaram o ensino remoto por causa da pandemia da covid-19, 2020, o índice de abandono escolar foi o menor, 2,7%. Na Paraíba, os esforços para manter os estudantes interessados pelo aprendizado, a rapidez e a cobertura na implementação das estratégias para o ensino não presencial proporcionaram a nota mais alta do Brasil (6), na avaliação de um estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas que avaliou as ações na educação remota no país em 2020.

Com a chegada da pandemia e o consequente fechamento das escolas em 2020, o posicionamento dos gestores da Educação refletiu essa metodologia em nível de políticas públicas estaduais. O pensamento disseminado nas escolas agora estava internalizado na secretaria, voltado para a solução inovadora dos problemas que se esquadrinhavam pela crise sanitária:

“Foram tomadas ações para manter a rede engajada, alcançando todos os estudantes. Iniciamos com um processo de formação [em ferramentas digitais] pelo qual foi possível atingir 15 mil professores da rede para iniciar no sistema remoto. Depois foi criada a plataforma Paraíba Educa dentro da qual estavam todas as salas de aula virtuais, objetos digitais de aprendizado e materiais didáticos. Mas precisávamos chegar aos alunos que não dispunham de internet. Então foi pensado na TV, em parceria com a TV Assembleia Legislativa, foi criada a TV Paraíba Educa com programação voltada para todos os alunos, ofertadas nos sete dias da semana. Também destacamos um aplicativo de franquia de dados, usado pelos alunos que não tivessem acesso a Internet. E nas localidades onde nada disso alcançava o aluno, foi feito material impresso”, resumiu o secretário Claudio Furtado.

Na edição anterior, a Paraíba teve 169 municípios participantes, dos quais 32 foram certificados pelo Unicef. Do total, 88% implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem. Muitos municípios investiram em ações voltadas aos estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evasão. O resultado desse esforço foi bastante animador para o estado. Para continuar com resultados ainda melhores, o Unicef reforça, na edição 2021-2024, o convite para que os municípios paraibanos façam a adesão no site selounicef.org.

O município de Pombal foi um dos contemplados pelo Selo Unicef Edição 2017-2020. Entre os municípios de Pequeno Porte II, foi o único selado no Sertão. A cidade de Pombal também foi reconhecida internacionalmente pelo Unicef pelos avanços em favor da infância e adolescência. O trabalho desenvolvido na cidade, de acordo com a Prefeitura Municipal de Pombal, envolveu saúde, educação, planejamento e assistência social, atestando a qualidade do trabalho apresentado pela gestão para políticas públicas em favor de crianças e adolescentes.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464