Por pbagora.com.br

As escolas públicas de educação básica têm até a próxima quarta-feira (15) para informar ao Censo Escolar a situação dos alunos matriculados no estabelecimento. Após essa data, o sistema estará fechado. Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o censo serve como base para todos os programas de transferência direta de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos estados e municípios.

As escolas devem fornecer dados sobre movimentação (transferência ou abandono) e rendimento (aprovação ou reprovação) dos estudantes no fim do ano letivo de 2008. Sem os dados, o FNDE fica impossibilitado de calcular os valores que devem ser repassados para escolas, estados e municípios referentes aos programas Dinheiro Direto na Escola, da merenda e do transporte escolar, por exemplo.

As informações também são fundamentais para que o Ministério da Educação determine o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola, uma vez que a taxa de aprovação ou reprovação é usada para calcular o índice.

Para informar a situação dos alunos, o gestor deve acessar a página do Educacenso na internet.

Agência Brasil

 

Deixe seu Comentário