A Paraíba o tempo todo  |

Cartaxo recebe alunos da Robocup

 Cheios de emoção e histórias para contar. Foi assim que os estudantes das escolas municipais Apolônio Sales e Moema Tinoco, voltaram da China, onde disputaram a XIX Copa do Mundo de Robótica, a RoboCup 2015. O grupo foi até o Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, no início da tarde desta segunda-feira (27), onde foram recebidos pelo prefeito Luciano Cartaxo para falar sobre a experiência de representar o Brasil entre os melhores do mundo.

“Já estávamos muito orgulhosos só de saber que esses garotos conquistaram a classificação e a felicidade é maior ainda por ver o esforço deles reconhecido mais uma vez”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Apostamos muito neste projeto e temos certeza que, a partir de agora, cada vez mais jovens vão buscar a robótica na Rede Municipal com o objetivo de se tornarem estudantes ainda melhores”, complementou.

O grupo, formado por sete estudantes e quatro professores, retornou para João Pessoa na tarde deste domingo (26). A equipe “Robô Apolo” trouxe na mala o primeiro lugar na categoria “Interação Humano com Robô” e os integrantes exibiam orgulhosos os troféus e compartilhavam as histórias da viagem.

""Anderson Gabriel, de apenas 13 anos, aproveitou pra fazer amigos do mundo todo. “Eu conheci gente de Portugal, do Chile e até da Coréia. Como eu sei inglês todo mundo me chamava pra traduzir as conversas”, contou. “Foi uma oportunidade única na nossa vida e ficamos ainda mais felizes porque estamos mostrando que somos capazes. Estudamos em uma escola pública e olha onde a gente chegou”, afirmou.

Thiago Santana, de 14 anos, contou que não acreditou quando ouviu o nome de sua equipe anunciado entre os campeões. “Tava caindo a ficha de que a gente estava na China e era tudo tão incrível que nem existia a sensação de que era uma competição. Durante o encerramento eles estavam entregando os prêmios e quando ouvimos que éramos nós foi maravilhoso”, relembrou.

A ida à China foi resultado de um trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), intensificado em 2013 em prol da universalização da tecnologia educacional. Atualmente, todas as 95 escolas municipais fazem uso de kits de robótica que incluem os componentes de montagem de robôs, software amigável, material paradidático e capacitação de monitores, atingindo mais de 50 mil alunos.

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe