Categorias: Educação

Enem: Candidatos, têm até 6/6 para solicitar atendimento especializado

PUBLICIDADE

Acaba em 6 de junho o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 solicitarem atendimento especializado para os dois dias de prova. O pedido deve ser feito no momento da inscrição, que está aberta desde 26 de maio e é realizada exclusivamente pela Página do Participante.

O edital do Enem 2025 determina que os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem informar a condição no momento da inscrição. Entre as situações contempladas estão baixa visão; cegueira; visão monocular; deficiência física, auditiva, intelectual; surdez; surdez-cegueira; transtornos como dislexia, déficit de atenção e autismo; discalculia, além de casos como diabetes, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar, ou outra condição específica.

Para solicitar o atendimento especializado, é obrigatório enviar a documentação comprobatória da condição pela Página do Participante. O documento enviado para solicitar atendimento especializado deve ser legível, em português e conter nome completo do participante, diagnóstico detalhado ou código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde (RMS) ou órgão competente.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que candidatos com documentação aprovada para atendimento especializado nas edições do Enem de 2021 a 2024 não precisam reenviar os documentos para 2025, desde que a solicitação seja a mesma.

A exceção vale para lactantes e para estudantes em classe hospitalar. Neste último caso, é necessário anexar uma declaração do hospital confirmando a internação e a disponibilidade de local adequado para a realização das provas. As regras do exame determinam que todos os recursos serão vistoriados pelo chefe de sala nos dias de aplicação, 9 e 16 de novembro.

No caso das lactantes, a candidata deve comparecer aos dois dias de exame acompanhada por um adulto responsável, que permanecerá em sala separada cuidando do bebê. A criança não poderá entrar no local onde as provas serão aplicadas. O acompanhante passará por revista com detector de metais e não terá acesso ao ambiente de prova. Qualquer interação entre ele e a lactante durante o exame será monitorada por um fiscal.

Redação  

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Bayeux anuncia concurso público para preenchimento de 21 vagas; veja edital

Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…

5 de dezembro de 2025