Categorias: Educação

Enem: Candidatos, têm até 6/6 para solicitar atendimento especializado

PUBLICIDADE

Acaba em 6 de junho o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 solicitarem atendimento especializado para os dois dias de prova. O pedido deve ser feito no momento da inscrição, que está aberta desde 26 de maio e é realizada exclusivamente pela Página do Participante.

O edital do Enem 2025 determina que os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem informar a condição no momento da inscrição. Entre as situações contempladas estão baixa visão; cegueira; visão monocular; deficiência física, auditiva, intelectual; surdez; surdez-cegueira; transtornos como dislexia, déficit de atenção e autismo; discalculia, além de casos como diabetes, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar, ou outra condição específica.

Para solicitar o atendimento especializado, é obrigatório enviar a documentação comprobatória da condição pela Página do Participante. O documento enviado para solicitar atendimento especializado deve ser legível, em português e conter nome completo do participante, diagnóstico detalhado ou código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde (RMS) ou órgão competente.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que candidatos com documentação aprovada para atendimento especializado nas edições do Enem de 2021 a 2024 não precisam reenviar os documentos para 2025, desde que a solicitação seja a mesma.

A exceção vale para lactantes e para estudantes em classe hospitalar. Neste último caso, é necessário anexar uma declaração do hospital confirmando a internação e a disponibilidade de local adequado para a realização das provas. As regras do exame determinam que todos os recursos serão vistoriados pelo chefe de sala nos dias de aplicação, 9 e 16 de novembro.

No caso das lactantes, a candidata deve comparecer aos dois dias de exame acompanhada por um adulto responsável, que permanecerá em sala separada cuidando do bebê. A criança não poderá entrar no local onde as provas serão aplicadas. O acompanhante passará por revista com detector de metais e não terá acesso ao ambiente de prova. Qualquer interação entre ele e a lactante durante o exame será monitorada por um fiscal.

Redação  

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025