A Paraíba o tempo todo  |

Bruno lança programa que vai garantir alfabetização, na idade certa, para mais de 8.300 estudantes de CG

Apresentado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, na manhã desta quinta-feira, o programa Campina de A a Z, uma parceria da Prefeitura de Campina Grande, via Secretaria de Educação, com o Instituto Gesto, busca superar as desigualdades, acentuadas pela pandemia e pelo déficit de aprendizagem, na Rede Municipal de Ensino.

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou, na manhã desta quinta-feira, 22, o “Campina de A a Z”, programa que prioriza a efetivação do processo de alfabetização e letramento, na idade correta, a partir das políticas públicas municipais, ações e estratégias para a superação das desigualdades acentuadas pela pandemia e pelo déficit de aprendizagem. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e teve como público alvo técnicos; professores da Educação Infantil (Pré-Escolar II) e do Ensino Fundamental, Anos Iniciais (1º e 2º anos); e assistentes de Alfabetização.

Ao longo da manhã, houve recepção aos participantes do evento ao som do saxofonista Marcelo Torres e, logo após, na abertura do evento, crianças do Pré-escolar 2 da Creche Isabele Barbosa, apresentaram trava-línguas, parlendas e interagiram com o público presente.

Em seguida, os estudantes da Escola Municipal Professor Eraldo César, Nicole Feitosa Lopes de Oliveira e Pedro Noah, realizaram contação de histórias e interpretaram obras infantis, selando a programação de apresentações.

De acordo com o prefeito Bruno, os impactos da pandemia seriam suficientes para justificar a execução do Campina de A a Z. Mas, o programa vai além. “O programa trata desde a formação continuada dos professores, à alfabetização dos nossos alunos e ainda estimula a convivência familiar, a partir da literacia, da leitura em família, pra trazer esses entes pra próximo da comunidade escolar”, ponderou o prefeito.

Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o programa surgiu a partir da necessidade urgente de reparar os danos que a pandemia provocou no processo educacional. “São dificuldades variadas e naturais, diante do quadro que vivenciamos nos últimos anos. É um orgulho pra nós atender mais oito mil estudantes e proporcionar a alfabetização no tempo certo”, pontuou Asfora.

Também estiveram presentes ao evento, a secretária Executiva de Educação, Socorro Siqueira; a secretária de Cultura, Gisele Sampaio; a gerente do Ensino Infantil, Karla Correia; a gerente de Projetos Seduc, Fabíola Gaudêncio; a diretora Técnico Pedagógica da Seduc, Vera Passos; a diretora de Apoio às Escolas, Ana Lúcia Fernandes; a gerente de Ensino Fundamental, Adriana Sá; o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Joselito Barbosa Dias; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sônia Matias.

Campina de A a Z

O Programa foi criado pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Gesto, organização sem fins lucrativos que colabora com o fortalecimento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros. O projeto surgiu a partir de uma análise feita pelos profissionais da Educação, através do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama), desenvolvido pela Seduc e realizado ao longo de 2022.

Ao todo serão 8.365 estudantes alcançados pelo programa, que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental e elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Também estarão envolvidos 546 profissionais, dentre formadores, articuladores, professores alfabetizadores, professores da Educação Infantil e assistentes de alfabetização.

A meta é implementar o programa em todas as turmas do Pré-escolar 2 e nos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, para que 100% do público alvo esteja alfabetizado até 2024.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe