A Paraíba o tempo todo  |

Brasil-Canadá 3.0: Governo conhece projetos de inclusão para portadores de deficiências

 Logo após a realização do painel “Oportunidades que vêm do diferente”, na Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, os pesquisadores André Brandão e Aurélio Pimenta apresentaram seus projetos de inclusão e acessibilidade ao vice-governador Rômulo Gouveia e parte de sua equipe de governo. O objetivo é propor alternativas inclusivas para portadores de síndromes e deficiências.

 

O painel foi mediado pela professora Joana Belarmino, e teve a participação dos pesquisadores André Brandão e Aurélio Pinheiro.

 

Joana Belarmino destacou o papel que a tecnologia tem no sentido de aproximar o conhecimento às pessoas que possuem algum tipo de limitação física. Ela mesma, que é deficiente visual, é uma das mais renomadas professoras do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba, tendo auxiliado na formação de muitos jornalistas hoje em atividade.

 

“Foi fundamental, porque a acessibilidade à tecnologia é uma questão central da sociedade, e eu acho que no próximo Brasil-Canadá o assunto mereceria mais painéis, mais atividades, porque é um tema que tem muita coisa a explorar”, avaliou. Ela comentou, ainda, que os dois palestrantes trouxeram experimentos importantes, e a exposição da Jutta Treviranus foi central, porque coloca a exclusão social intimamente relacionada à distribuição de renda, e, segundo Joana, as pessoas com deficiência estão exatamente nessa faixa.

 

André Brandão é autor do projeto Jecripe, que desenvolve jogos educativos voltados para crianças com Síndrome de Down. Ele, que não tem respaldo empresarial, disse que a Conferência será uma excelente oportunidade para estreitar contatos e atrair investidores ao seu projeto.

 

“Busco contatos, busco pessoas interessadas em colaborar, tanto na questão de divulgação do projeto, quanto na questão financeira. Se alguém quiser colocar sua marca dentro do jogo, eu tenho interesse nessa questão, em caracterizar o advergames, o advertising (publicidade) dentro de jogos”, revelou.

 

Em breve, o projeto do Jecripe deve alcançar também alunos com o espectro do autismo, dada uma experiência recente, relatada por uma professora que tem uma aluna autista, e de como o jogo promoveu a socialização entre esta e os demais alunos.

 

“Na prática do jogo, outras crianças ficaram ao redor dela e auxiliaram a menina a fazer a utilização do jogo. Isso trouxe uma reação social muito positiva”, avalia André.

O terceiro painelista foi Aurélio Pimenta, que apresentou ao Governo do Estado seu projeto de acessibilidade “The Essencial Acessibility”. “Foi bastante promissor o contato que tive com o vice-governador Rômulo Gouveia. É uma oportunidade espetacular, a Paraíba é um dos estados com maior índice de deficiência física e acho que o povo da Paraíba vai tirar bastante proveito desta tecnologia assistiva” disse.

 

Sobre a conferência – A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores master a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Governo do Canadá e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

 

Com o título “Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital”, a Conferência reúne Governo, Pesquisadores e Indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para debater assuntos relacionados ao desenvolvimento e inovação.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe