Categorias: Educação

Biblioteca Municipal começa a funcionar neste segundo semestre

PUBLICIDADE

Quem precisar fazer alguma pesquisa escolar ou até mesmo ler um livro vai poder contar, dentro de alguns meses, da estrutura e do acervo oferecidos pela Biblioteca Municipal Joás de Brito Pereira, que vai funcionar no Conventinho do Largo de São Pedro, Centro Histórico da capital.

A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da sua Fundação Cultural (Funjope). A previsão é que o prédio seja inaugurado no segundo semestre desse ano. A biblioteca municipal pretende dar um incentivo maior aos autores paraibanos, na divulgação de seus trabalhos e na promoção de livros.

De acordo com o coordenador de implantação da biblioteca, Marcos Paulo Rodrigues, o governo municipal está concluindo a obra de reforma do prédio, que terá um ambiente de mais de 500 metros quadrados. “A biblioteca vai começar a funcionar disponibilizando para o público visitante cerca de 25 mil exemplares no seu acervo”, afirmou Marcos.

Além da conclusão da obra, a Prefeitura também está empenhada na parte burocrática que regulariza a biblioteca. “Sendo regulamentada em lei ou decreto, vamos ter autonomia para trabalhar e conseguir recursos”, disse o coordenador.

O local aonde vai funciona a Biblioteca Municipal é um prédio histórico e precisa de alguns cuidados e adaptações como à implantação de um sistema de ar e incêndio, tudo de acordo com as normas arquitetônicas e que não danifique o patrimônio cultural.

Doações – Grande parte do acervo da biblioteca é composta por doações, conseguidas através da campanha ‘Estação do Livro’. Até o momento, 14 mil exemplares já foram arrecadados. Uma das voluntárias foi à professora Neide Medeiros Santos, que é representante da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil na Paraíba. “Ela fez uma doação de 175 livros, através do projeto Mandala. Todos os livros são direcionados para o público infanto-juvenil”, comentou Paulo.

Quem quiser doar livros, revistas, jornais, cd´s e dvd´s pode entregar o material no Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (Cecapro) que fica localizado na Avenida Beira Rio. Outros pontos de arrecadação funcionam no Paço Municipal (Centro), Centro Administrativo Municipal (CAM/Água Fria) e Subprefeitura (Tambaú).

Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que estão disponíveis nos locais citados. A campanha teve início no dia 13 de março passado e a arrecadação dos exemplares é contínua. Outras informações sobre o projeto ligar: 3214-7963.
 

 

Secom-JP

Últimas notícias

Dois suspeitos morrem e um fica ferido durante confronto com a Polícia Militar em João Pessoa

Uma ação da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar terminou em um intenso…

21 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas fortes e ventos intensos para 114 cidades paraibanas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuvas intensas abrangendo diversas…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo desconversa sobre Jhonny Bezerra e nega mágoas: “Não conversei com ele depois que ele deixou o governo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou comentar possíveis articulações envolvendo o ex-superintendente da…

21 de fevereiro de 2026

Governador nega despedida antecipada e explica detalhes sobre prazo para desincompatibilização

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), revelou nesta sexta-feira (20), os detalhes…

21 de fevereiro de 2026

Chico Mendes defende nome de Adriano Galdino para vaga de vice na chapa governista: “Melhor nome nesse momento”

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Chico Mendes (PSB), saiu…

21 de fevereiro de 2026