Por pbagora.com.br

Conhecer bem a si mesmo te ajuda a escolher com mais tranquilidade

 

A escolha da profissão é um dos maiores desafios para muitos jovens que pretendem começar uma faculdade. Alguns optam por áreas que têm mais conhecimento e afinidade, mas se frustram no meio do caminho por perceber que, apesar desses fatores, não se reconhecem naquela profissão. 

Dentre os motivos que levam à indecisão no momento de escolher a profissão estão a falta de orientação adequada e autoconhecimento. O estudante de Relações Públicas Aldo Nonato Borges Junior, por exemplo, sentiu na pele essa angústia. 

Essa aflição pela incerteza da escolha da carreira pode ser minimizada com mecanismos de ajuda facilmente encontrados na internet. O Teste Vocacional, por exemplo, é um instrumento que identifica a compatibilidade da pessoa com as áreas existentes no mercado de trabalho e o seu perfil motivacional. Dessa forma, há mais chances de realização profissional evitando conflitos que contribuem para mudança de curso ou abandono de carreira.  Educa Mais Brasil conta com essa ferramenta gratuita em seu site. O teste leva em consideração diversos fatores, como objetivos profissionais e realizações pessoais. 

Confira outras dicas simples que podem te ajudar na hora de escolher a carreira ideal:

 

1 – Conheça bem suas áreas de interesse

Além do autoconhecimento, é fundamental conhecer a sua realidade pessoal e do mundo, assim como saber mais sobre as profissões que são do seu interesse. Conhecer bem a si mesmo te ajuda a escolher com mais tranquilidade. Por isso, faça uma lista de seus principais interesses, talentos e pontos que precisa melhorar.

 

2 – Busque Orientação Vocacional

A orientação vocacional pode contribuir na escolha do futuro profissional. Esse processo envolve entrevistas, dinâmicas de grupos e alguns testes psicológicos, como de personalidade, atenção concentrada, raciocínios e de habilidades e interesses profissionais. Os resultados dos testes traçam, adequadamente, um perfil profissional e, a partir daí, são indicadas as carreiras que se encaixam no perfil profissional do aluno. Mas é importante destacar que, apesar dos resultados, a escolha é sempre pessoal.

 

3 – Encare sua escolha como ponto de partida

Tenha em mente que a escolha da profissão não irá determinar definitivamente sua trajetória. É possível descobrir, ao longo da vida, novos gostos e aptidões. O importante é compreender que a sua escolha deve levar em conta os seus interesses pessoais, sem deixar de pensar no retorno daquela profissão, tanto financeiro, quanto de satisfação pessoal e profissional.

 

4 – Saiba que o vestibular não é o fim do mundo

O vestibular é um dos momentos mais importantes da vida, pois simboliza o início de uma nova fase para o estudante. Natural que este momento decisivo cause medo e ansiedade. O melhor que você pode fazer é estudar e se preparar bem para as provas de seleção. Não esqueça de cultivar momentos de descanso e lazer e com amigos e familiares.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil