A Paraíba o tempo todo  |

Amanhã digital: escolas da PB terão reconhecimento facial, realidade virtual e laboratórios de robótica

As escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba passam a contar, a partir de agora, com tecnologias inovadoras como reconhecimento facial dos alunos, óculos de realidade virtual, acesso digital à documentação escolar e outros serviços modernos. Essas ações fazem parte do Programa Amanhã Digital, lançado nesta segunda-feira (26) pelo governador João Azevêdo (PSB) e pelo secretário de Educação, Wilson Filho (Republicanos), durante solenidade em João Pessoa.

O programa engloba uma série de iniciativas tecnológicas que serão implementadas gradualmente em toda a rede estadual. As chamadas Salas do Amanhã Digital serão equipadas com chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica, proporcionando aos estudantes contato direto com tecnologias que prometem transformar a forma de aprender.

Nas Salas do Amanhã Digital Maker, os alunos terão a oportunidade de aprender de maneira prática e colaborativa, utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas de 75 polegadas, além de kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de solda.

Durante o lançamento, o secretário Wilson Filho destacou o planejamento e a dedicação envolvidos no programa:
“Tudo que o governo faz, é feito com planejamento, com ações e com muita dedicação por parte da nossa equipe. A gente não fala da boca pra fora, estamos construindo o melhor ano da história da educação. E claro que precisávamos cada vez mais incentivar outras tecnologias. Mas não apenas uma ação, nós decidimos criar um programa novo, o Amanhã Digital. Esse programa serve como guarda-chuva para diversas iniciativas, desde 47 novos serviços digitais para o cidadão, como pegar o histórico escolar e várias certidões, até a compra de milhares de chromebooks e a melhoria da internet em todas as escolas.”

Wilson Filho ainda ressaltou parcerias estratégicas que reforçam o programa:
“Entregaremos 300 laboratórios de robótica, com a parceria da empresa global Tesla, que fará a doação de mais 70 laboratórios por meio de uma parceria público-privada. Também firmamos parceria com a Canva, multinacional que vai melhorar nossos cursos de design gráfico e outras formações técnicas.”

Sobre as novidades tecnológicas, o secretário explicou:
“Estamos anunciando a chegada dos laboratórios Maker, com o primeiro já montado aqui em Mangabeira, e a introdução dos óculos de realidade virtual nas escolas. Imagine só um professor de História mostrando para os estudantes a Guerra Mundial, a Roma Antiga, o Egito, ou para as aulas de Biologia, explorando o corpo humano em realidade virtual. É muita coisa boa. O antigo laboratório de informática agora tem uma cara totalmente diferente.”

Wilson finalizou enfatizando a importância do programa para o futuro da educação no estado:
“A curiosidade e a ansiedade dos nossos estudantes agora terão respostas. Pela primeira vez, a Paraíba entra na era digital da educação, graças à decisão do governador João Azevêdo de priorizar a educação não só no discurso, mas na prática.”

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe