A Paraíba o tempo todo  |

Pronatec abre inscrição para cursos

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com inscrição aberta para vários cursos técnicos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou seja, de curta duração para qualificação profissional. Nessa etapa, a inscrição é feita online através do site do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/
No Campus João Pessoa as inscrições abertas são para Vendedor e Operador de Teleatendimento. Em Guarabira, é para o curso de Montador e Reparador de Computadores. Em Princesa Isabel, há dois cursos ofertando 20 vagas: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Pedreiro de Alvenaria, no turno da noite. Em Patos, a inscrição é para Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil, no turno da tarde. Em Sousa, são para os cursos de Instalador e Reparador de Redes de Computadores e Operador de Beneficiamento de Pescado.

 Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Educação do Estado, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Ministério do Trabalho. O Pronatec atende, preferencialmente, beneficiários do Bolsa Família e outros programas sociais de transferência de renda, e também alunos da rede pública estadual que estão no Ensino Médio.
O IFPB é o responsável por ministrar os cursos e ofertar o material didático e fardamento. Através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os alunos recebem vale-transporte e vale-alimentação. Ao término do curso, os currículos são encaminhados para o Sine.
A grande maioria dos cursos é de Formação Inicial e Continuada, de curta duração, voltados para a capacitação profissional, entre 160h e 240h. Os alunos têm acesso a serviços de assistência médica e odontológica e usufruem da infra-estrutura escolar.

 Inicialmente, as inscrições são feitas somente em Centros de Referência da Cidadania (CRC’s), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas estaduais, secretarias municipais. Depois, abrem-se também as inscrições online para vagas remanescentes.
A documentação necessária é RG, CPF, Comprovante de residência, foto 3×4, comprovante da escolaridade exigida. Há cursos em que não é preciso ter concluído o ensino fundamental e em outros pode ser exigido o ensino médio. O Pronatec funciona em todos os 10 campi do IFPB, para saber mais sobre os cursos: http://ifpb.edu.br/inicio/reitoria/pro-reitorias/proext/pronatec

 

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe