Volume de vendas na Paraíba tem aumento de 2,4% em junho com relação a maio, a maior alta do país

PUBLICIDADE
Em junho, o volume de vendas do comércio varejista paraibano registrou o maior crescimento do Brasil (2,4%), frente a maio, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (14), pelo IBGE. A expansão do varejo estadual contrasta com o movimento observado no cenário nacional, onde houve queda de 1%. Essa foi a segunda alta consecutiva do indicador paraibano, a qual sinaliza para um ganho de dinamismo do setor, visto que em maio houve uma variação positiva de 1,2%.
No mesmo comparativo, a variação da receita nominal de vendas do varejo estadual também foi positiva (2,5%) pelo segundo mês consecutivo e indicativa de ganho de dinamismo do setor que, em maio, havia registrado crescimento de 2,0% nesse indicador. Além disso, o avanço de junho também foi o maior do país e ficou acima da média nacional, cuja variação foi negativa (-0,1%).
Na comparação com junho de 2023, as altas intensas verificadas tanto no volume de vendas do comércio varejista estadual (16,4%), quanto na receita nominal de vendas do setor (19,2%), foram as mais acentuadas entre todas as unidades da federação.
Já no acumulado do ano, relativamente ao mesmo período de 2023, a pesquisa aponta que houve expansão tanto no volume de vendas, de 9,7% (2º maior do país), como na receita nominal, de 11,5% (6º maior do país) do varejo paraibano. Em ambos os casos, os avanços verificados nos índices estaduais foram mais acentuados que as médias nacionais, que foram de 5,2% e de 8,3%, respectivamente.
Quanto ao indicador acumulado dos últimos 12 meses, o comércio varejista paraibano registrou os maiores recuos do país, de -2,8%, no volume de vendas; e de -0,5%, na receita nominal. Esses resultados contrastam com as altas observadas na média nacional, de 3,6% e 5,9%, respectivamente.
Varejo ampliado
No comércio varejista ampliado paraibano, houve avanço de 4,5% no volume de vendas e de 4,6% na receita nominal, em junho, frente aos resultados do mês anterior. Essas foram as terceiras maiores altas do país, ficando bem acima das médias do Brasil, que foram de 0,4%, para o primeiro indicador, e de 0,8%, para o segundo. O setor inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e as de atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo.
Na comparação entre junho de 2024 e o mesmo mês de 2023, a variação positiva apresentada pelo setor paraibano foi a maior do país no volume de vendas (12,5%); e a segunda maior na receita nominal (15%), que foi inferior somente à alta registrada em Goiás (16,5%). Os indicadores estaduais ficaram acima das médias nacionais, que foram de 2% e 6%, respectivamente.
A PMC constatou que as variações acumuladas no ano foram igualmente positivas, de 9,4% (4º maior avanço do país) no volume de vendas e de 10,8% (5º maior avanço do país) na receita nominal, ambas superiores às médias nacionais, que ficaram em 4,3% e 6,7%, respectivamente.
Já no acumulado dos últimos 12 meses (em relação ao mesmo período do ano anterior), o movimento observado no setor paraibano foi igualmente de alta, tanto no volume de vendas (0,6%) como na receita nominal (2,7%). Porém, no caso desses indicadores, os aumentos verificados no estado ficaram abaixo das médias nacionais, de 3,5% e 5,5%, respectivamente.
PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nem toda troca é obrigatória: entenda o que diz a lei sobre presentes pós-Natal

O primeiro dia útil após o Natal é tradicionalmente conhecido como o “dia das trocas”,…

26 de dezembro de 2025

ALERTA: área próxima ao dique e canal do Porto de Cabedelo é considerada perigosa para nado

O Corpo de Bombeiros da Paraíba divulgou um vídeo orientando a população sobre os riscos…

26 de dezembro de 2025

Prefeitura de JP estende benefício fiscal às concessionárias de transporte coletivo por mais um ano

A Prefeitura de João Pessoa prorrogou por mais um ano a isenção parcial do Imposto…

26 de dezembro de 2025

Candidatos têm até hoje para se inscrever no CFO 2026 dos Bombeiros

As inscrições para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2026 do Corpo de Bombeiros…

26 de dezembro de 2025

Incêndio destrói residência na véspera de Natal, no Sertão da Paraíba

Um incêndio em uma residência foi registrado na última quarta-feira (24), véspera de Natal, no…

26 de dezembro de 2025

Planejamento integrado prevê melhorias na mobilidade e no meio ambiente em João Pessoa, diz Cícero Lucena

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comentou sobre um conjunto de reformas e…

26 de dezembro de 2025