Volume de vendas do varejo da Paraíba expande 19% e registra maior crescimento do País, aponta IBGE

PUBLICIDADE

Confirmando a cada mês um dos melhores desempenhos do varejo do País, a Paraíba volta a ser destaque nacional. A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12), atesta que o volume de vendas do varejo da Paraíba expandiu 19% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado. Foi a maior taxa de crescimento entre todas as unidades da federação e de quase três vezes mais que a média do País (6,5%).

A Paraíba teve resultados positivos em todos os indicadores no mês de outubro. Na comparação do volume de vendas de outubro sobre o mês anterior, a Paraíba registrou alta de 0,2%, enquanto no acumulado de janeiro a outubro, a taxa de crescimento permanece acima de dois dígitos (12,9%). Já o País acumula alta de 5%.
Segundo a pesquisa do IBGE, frente a outubro de 2023, todas as 27 unidades da federação registraram alta, com destaque para três Estados: Paraíba (19%), Roraima (18,1%) e Alagoas (12,1%).

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba também foi destaque nacional ao apresentar expansão de 16,4% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado, ficando em segundo lugar no indicador entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, enquanto a média nacional ficou em 8,8%. No acumulado de janeiro a outubro, a Paraíba manteve alta de dois dígitos no varejo ampliado (11,8%) e a média nacional é de 4,9%.

SEGMENTOS QUE MAIS CRESCERAM – Os segmentos que mais cresceram em outubro deste ano frente a outubro de 2023, foram as atividades de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; o Grupo de Móveis e eletrodomésticos; de Tecidos, vestuário e calçados, o segmento de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e o grupamento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, totalizando nove meses de resultados positivos consecutivos, além de Combustíveis e lubrificantes.

Imagem: divulgação / Secom-PB

DESEMPENHO HISTÓRICO NO VAREJO – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, destacou o desempenho consistente e histórico da Paraíba no indicador do varejo do IBGE ao longo dos dez meses deste ano, mostrando a força do setor paraibano. “O indicador do varejo serve como um dos termômetros da economia. Para se ter uma ideia, dos dez meses deste ano, a Paraíba ficou três meses em primeiro lugar, cinco vezes em segundo lugar e uma em terceiro lugar, alcançando sempre taxas expressivas, ou seja, acima de dois dígitos no indicador oficial do IBGE. Isso é resultado de um trabalho de uma gestão e de várias mãos, tendo como condutor o governador João Azevêdo”, frisou

Marialvo reafirmou ainda que o forte crescimento das vendas do varejo ao longo de 2024 no Estado “reflete a conjuntura atual da economia do Estado. Ou seja, os fatores mesclam ações do governo estadual como, por exemplo, os investimentos com recursos próprios, a manutenção do equilíbrio da gestão fiscal com contas saneadas, a capacidade de atrair novos empreendimentos, a melhora do ambiente de negócios e força da iniciativa privada em gerar emprego e renda. Por exemplo, houve a ampliação do saldo de empregos formais que já chegam a mais de 25 mil postos nos dez meses deste ano, além do crescimento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que vai ultrapassar R$ 102 bilhões este ano (4ª taxa de maior crescimento do País). Isso tudo resulta em mais compras no varejo”, finalizou.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OUÇA – Lula reforça confiança na pré-candidatura de João Azevêdo em 2026: “Certamente, você vai vir pro Senado”

Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…

10 de dezembro de 2025

Tribunal de Justiça da Paraíba torna inconstitucional norma que modifica regras da Lei do Gabarito

Na tarde desta quarta-feira (10), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou…

10 de dezembro de 2025

Walber Virgolino volta a atacar Nilvan Ferreira: “Ser de direita não é oportunismo”

O deputado estadual Walber Virgolino (PL)voltou a direcionar críticas ao comunicador Nilvan Ferreira (PL), nesta…

10 de dezembro de 2025

TJPB declara inconstitucional Lei de Uso e Ocupação do Solo de João Pessoa

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba concluiu, nesta quarta-feira (10), o julgamento…

10 de dezembro de 2025

“Encaminhamento excrescente”: Veneziano ataca decisão da Câmara e diz que Senado vai rever PL da dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou a aprovação do chamado “PL da dosimetria”…

10 de dezembro de 2025

Senador da oposição é escolhido para relatar PL da Dosimetria na CCJ

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), anunciou…

10 de dezembro de 2025