O abacaxi é cultivado em todas as Unidades da Federação, com exceção do Piauí. Segundo os dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) de 2023, o Brasil é o quarto produtor mundial, com 2,39 milhões de toneladas em cerca de 63,9 mil hectares. Neste âmbito o estado da Paraíba se destaca, sendo o maior produtor entre os estados da federação e também tendo quatro das dez cidades mais produtira desse fruto.

Em valor de produção, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fruta gerou, em 2024, aproximadamente R$ 4,4 bilhões para o PIB agrícola. A produção é absorvida quase em sua totalidade pelo mercado interno. A abacaxicultura é intensiva em mão de obra nas suas etapas produtivas, com destaque para a colheita. A maioria dos produtores são de pequeno e médio porte, com áreas plantadas variando de 10 a 20 hectares.
A Paraíba se destaca sendo o estado com maior produção da fruta com 300,9 mil toneladas e também tendo quadro cidades entre as 10 mais produtoras do fruto. Pedras de Fogo no 2º lugar; Itapororoca no 3º; Araçagi 4º e Santa Rita na 10ª posição.
Redação








