Vendas de games exclusivos para os consoles caíram 8% em 2010.
Game de tiro ‘Call of Duty: Black Ops’ é esperança de recuperação.
Com a divulgação de resultados trimestrais de produtoras de videogames dos Estados Unidos, que serão divulgados a partir da semana que vem, investidores terão uma ideia da confiança do consumidor de games antes da temporada de vendas de Natal, enquanto esperam um sinal de um catalisador, um grande jogo ou acessório, que possa impulsionar a indústria e tirá-la do marasmo.
As ações de Activision Blizzard, Electronic Arts e THQ ficaram bem abaixo do desempenho médio do mercado em 2010, uma vez que as vendas, tanto de software quanto de hardware, nesta indústria de US$ 60 bilhões, continuam caindo.
O consumidor não parou de gastar com videogames, apenas mudou a forma de gastar. As vendas de games musicais, como "Guitar Hero", que nos últimos anos foram um grande impulso para as vendas do setor, vêm caindo rapidamente.
"Se os jogos são bons, são comprados, então o ônus é sobre as produtoras", disse o analista da MKM Partners, Eric Handler.
Ao mesmo tempo, títulos exclusivos para consoles estão perdendo força para outra categoria. As vendas desses games tradicionais nos EUA, maior mercado de videogames do mundo, caíram 8% este ano.
Esses games estão sendo trocados por jogos de redes sociais como o "Farmville", da Zynga, além de aplicativos de games para smartphones como o iPhone da Apple e conteúdo on-line e para download. Nos EUA, consumidores já gastaram US$ 2,9 bilhões nesse tipo de jogo no primeiro semestre de 2010, segundo o grupo de estudos NPD.
Entre as produtoras norte-americanas, muitos investidores preferem a estabilidade da Activision Blizzard, maior produtora de videogames do mundo. A companhia paga dividendos, suas projeções são conservadoras e ela é dona de duas grandes franquias: "Call of Duty" e "World of Warcraft".
Já a Electronic Arts teve que se recuperar da crise, mas hoje conta com uma vantagem no lucro sobre o preço da ação bem maior que da Activision. A companhia não conta com jogos tão famosos quanto da concorrente, mas recuperou sua situação financeira e está investido com força nas categorias de games para internet, aparelhos móveis e redes sociais.
Entre os lançamentos planejados para o quarto trimestre estão "Call of Duty: Black Ops", o que pode vir a ser o maior lançamento do ano, mas que terá dificuldade em superar seu antecessor, "Call of Duty: Modern Warfare 2", que vendeu no primeiro dia um recorde de 4,7 milhões de cópias no ano passado.
A Activision também lançará "World of Warcraft: Cataclysm", expansão da aventura do maior game de RPG on-line com suporte para milhares de jogadores simultâneos em dezembro, enquanto que a EA tem um lineup fraco para o Natal, liderado por "Medal of Honor", um jogo considerado seu concorrente para o "Call of Duty" da rival, mas não foi bem recebido por críticos.








