A Paraíba o tempo todo  |

Vendas do varejo caem pelo terceiro mês em dezembro, mas fecham 2008 com alta

As vendas do comércio varejista brasileiro registraram em dezembro de 2008 sua terceira queda mensal consecutiva, de 0,3%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, no entanto, o setor acumulou alta de 9,1%.

 

 

Na comparação o mesmo mês do ano anterior – dezembro de 2007 -, o setor cresceu 3,9%.

 

 

Segmentos

Os segmentos que puxaram a retração de dezembro, na comparação com novembro, foram móveis e eletrodomésticos (-3,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,8%).

 

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não apresentaram variação. Tecidos vestuário e calçados (0,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%), e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (11,9%) registraram variação positiva.

 

 

Na comparação com dezembro de 2007, sete das oito atividades do varejo obtiveram aumento no volume de vendas, sendo a maior alta, de 35,6% no segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

 

 

As outras altas são de 3,5% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 4,5% em móveis e eletrodomésticos, 13,6% em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, 6,5% para combustíveis e lubrificantes, 3,3% para outros artigos de uso pessoal e doméstico e 14,6% para livros, jornais, revistas e papelaria. Apenas tecidos, vestuário e calçados registrou queda de 6,3% em dezembro sobre dezembro.

 

G1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe