Categorias: Economia

Venda de carros bate recorde histórico em setembro

As vendas de automóveis e comerciais leves em setembro alcançaram um recorde histórico na indústria automobilística. Foi o último mês do benefício da isenção do IPI para carros novos, impulsionando a venda de carros para 296.651 unidades de automóveis e comerciais leves, superando a marca anterior de junho, quando foram vendidos 289.792 unidades.

 

O desempenho das vendas de automóveis e comerciais leves no varejo foi 21,85% maior do que agosto (204,8 mil) e 19,8% superior em relação a setembro de 2008 (208,3 mil unidades). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

No acumulado do ano, as vendas deste segmento aumentaram 5,49% em comparação ao período de janeiro a setembro de 2008, saltando de 2.096.396 unidades para 2.211.421 unidades.

Incluindo os emplacamentos de caminhões e ônibus, o total em setembro sobe para 308.713 unidades, número também inédito para o setor. Até então, o recorde mensal havia sido registrado em junho deste ano, com 300.174 unidades, conforme dados da Fenabrave.

 

Já o mercado geral de veículos, que engloba automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros produtos tracionáveis, teve alta de 13,59% em relação a agosto e caiu 1,27% comparando a setembro de 2008. Foram vendidos 456.477 veículos em setembro e 3.553.272 no ano.

 

Fim do IPI

“Apesar da crise, o desempenho das vendas de automóveis e comerciais leves foi positivo, uma conseqüência não apenas da redução da alíquota do IPI, mas também devido à oferta de crédito”, afirmou Sérgio Reze, presidente da Fenabrave.

 

“Com a volta do imposto, as vendas de veículos devem retrair um pouco devido, inclusive, à antecipação das compras. Mas, não causará grande impacto. O fim do benefício chega num momento em que a economia está praticamente restabelecida, há oferta de crédito e consumidores confiantes”, comentou o presidente da entidade.

 

A Fenabrave continua mantendo suas projeções de crescimento para até um dígito este ano, mas o percentual pode sofrer variações dependendo da resposta dos consumidores à volta gradativa das alíquotas de IPI. “Estimamos um crescimento em torno de 3%, mas se obtivermos os mesmo resultados do ano passado, já será um dado positivo para o setor”, conclui Reze.

 

 

G1

Últimas notícias

Professora morre em acidente na BR-104 e marido e filha ficam feridos

Uma mulher identificada como Luciana da Silva Barreto, professora da rede municipal de Barra de…

24 de janeiro de 2026

Policial militar prende suspeito de roubo e recupera veículo com mercadorias em CG

Nessa sexta-feira (23), um policial militar do ROTAM realizou a prisão de um suspeito de…

24 de janeiro de 2026

Nenê confirma estreia pelo Botafogo-PB contra o Sousa no Campeonato Paraibano, neste sábado

O meio-campista Nenê confirmou, em entrevista coletiva nessa sexta-feira (23), na Maravilha do Contorno, que…

24 de janeiro de 2026

Recém-nascido é encontrado morto dentro de caixa de papelão em João Pessoa

Na noite dessa sexta-feira (23), moradores do bairro de Paratibe, na Zona Sul de João…

24 de janeiro de 2026

Criminosos tentam aplicar golpe usando imagem de coordenador da Defesa Civil de JP

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…

24 de janeiro de 2026

Polícia prende em flagrante um dos autores do roubo a posto de combustível em Cuité

Em mais uma ação integrada, a Polícia Civil da Paraíba, em por meio da Delegacia…

24 de janeiro de 2026