Categorias: Economia

Varejo da Paraíba mantém 3ª maior taxa de crescimento do País no ano, revela IBGE

PUBLICIDADE

Apesar da manutenção do juro da Selic em nível elevado, o varejo da Paraíba resiste e manteve a terceira maior taxa de crescimento do país no acumulado dos 10 meses do ano, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, o volume de vendas em outubro cresceu 2,1% sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto o País cresceu 1,1%. Foi o décimo mês de crescimento consecutivo no ano no indicador neste comparativo.

A alta de outubro manteve a Paraíba com a terceira maior taxa do País no acumulado de janeiro a outubro, alcançando 5,1% junto com Amapá (7,7%) e Santa Catarina (5,8%), enquanto o País registrou alta de apenas 1,5% nos 10 meses do ano.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba manteve a segunda maior taxa de crescimento entre os Estados no acumulado dos 10 meses do ano com 5%, enquanto o País registra queda de 0,3%. Em outubro, a Paraíba cresceu 3,7% sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto o País amargou também uma queda de 0,3%.

Na comparação com outubro do ano passado, seis das oito atividades tiveram resultados positivos. São elas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; Móveis e eletrodomésticos; Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Livros, jornais, revistas e papelaria; e Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. A única variação negativa nesta comparação foi no setor de Tecidos, Vestuário e Calçados, e enquanto o setor de Combustíveis e lubrificantes mostrou estabilidade nesta comparação.

GERAÇÃO DE EMPREGO, INVESTIMENTO E CONSUMO – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, atribuiu a manutenção do terceiro maior crescimento do varejo no País este ano “a alguns fatores mais sensíveis ao comércio como, por exemplo, o crescimento da geração de empregos formais da Paraíba, que tem contribuído para o Estado alcançar a menor taxa de desocupação da série histórica (7%). Outros dois fatores são a elevação dos investimentos com recursos próprios em obras, que movimenta a economia, gera de emprego e ocupação, e o crescimento do consumo das famílias paraibanas que este ano chegará a R$ 112 bilhões,” declarou o secretário da Fazenda, que lembrou que no ano passado a Paraíba alcançou o 2º maior crescimento do País no mesmo indicador.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026